Significação – Revista de Cultura Audiovisual divulga o call for papers para a edição 54, segundo semestre de 2020, com o dossiê O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema, organizado por Danielle Crepaldi Carvalho (USP), Jaqueline Schiavoni (Unesp) e Margarida Adamatti (UFSCar). 

CFP Edição 54, segundo semestre de 2020, O espaço cênico no audiovisual: trânsitos entre teatro e cinema, organizado por Danielle Crepaldi Carvalho (USP), Jaqueline Schiavoni (Unesp) e Margarida Adamatti (UFSCar)

Receberemos, até o dia 29 de novembro de 2019 artigos inéditos de doutores e doutorandos em torno das ligações entre teatro e audiovisual. Desde o cinema dos primeiros tempos, os filmes nasceram em estreito diálogo com o palco, seja na configuração do espaço, na encenação, no tipo de atuação e na estrutura dos roteiros. A chamada para o dossiê contempla variadas perspectivas e objetos de pesquisa, seja de continuidade, ruptura ou de fronteiras móveis entre o audiovisual e o teatro, como, por exemplo: a presença do espaço cênico na história do cinema silencioso, clássico e moderno; a incorporação dos dispositivos teatrais na construção estilística dos filmes; o estudo da atuação dos atores e da composição dos personagens; a experimentação e a poética das instalações; a semiologia do cinema; a intermidialidade; os estudos interartes. Contempla, também, o caminho inverso, isto é, as reverberações do audiovisual no teatro. A partir de recortes de pesquisa diversos e um amplo escopo temporal e geográfico, busca-se gerar uma contribuição aos estudos das ligações entre esses dois campos artísticos, que envolva não só as abordagens acima mencionadas, mas também as formas híbridas entre as mídias e a perspectiva interdisciplinar.

Além dos dossiês, a revista publica em sistema de fluxo contínuo artigos e resenhas dedicados ao estudo dos meios e processos audiovisuais e dos sistemas digitais, pensando-os em sua diversidade de práticas e de ideias que envolvem os seus processos específicos de reflexão, criação, produção e difusão. A partir de diferentes perspectivas teóricas, Significação examina uma variedade de objetos audiovisuais com ênfase na sua constituição e existência empírica, ocupando-se das articulações poéticas, dos significados semióticos, das expressões estéticas, da crítica e da análise histórica. 

As normas de publicação do periódico, assim como detalhes sobre o processo de avaliação dos textos, podem ser lidos em http://www.revistas.usp.br/significacao/about/submissions#onlineSubmissions 

As edições completas da revista encontram-se publicadas no site e disponíveis para download. 

Cordialmente,

Eduardo Morettin

Irene Machado