Significação: Revista de Cultura Audiovisual - 14º programa disponível em seu canal YouTube

2019-08-19
Colegas,   A décima quarta edição do canal YouTube da revista Significação: revista de cultura audiovisual já está disponível online.   Esta edição (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xo8f7_jd66k) traz uma entrevista com Marcos Napolitano, professor titular em História do Brasil pela Universidade de São Paulo (USP), instituição onde também realizou mestrado, doutorado e livre-docência. Especialista no período Republicano, com ênfase no regime militar e em história da cultura, é autor de inúmeros trabalhos, como "Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964 - 1985)" (São Paulo, Intermeios, 2017) e "1964. História do Regime Militar Brasleiro" (São Paulo, Contexto, 2014), dentre outros livros.  

Como escrever sobre um filme que não existe mais? Neste vídeo, Marcos Napolitano parte dos vestígios materiais de "Favela dos Meus Amores" (1935), filme mítico de Humberto Mauro, para discutir o momento cultural e político do Brasil da época. O pesquisador insere a obra não só na história do cinema brasileiro, mas também no contexto de construção de novas identidades nacionais e populares.

Leia seus trabalhos publicados na Significação - Revista de cultura audiovisual: Artigo: O fantasma de um clássico: recepção e reminiscências de Favela dos Meus Amores (H. Mauro, 1935) (2009) http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/68096 Resenha: Revolução na Terra do Sol (2019)http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/150623

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,   Eduardo Morettin e Irene Machado