O décimo quinto programa disponível no canal YouTube de Significação

2020-04-13

A décima quinta edição do canal YouTube da revista Significação: revista de cultura audiovisual já está disponível online.

Esta edição (disponível em https://www.youtube.com/channel/UCPAOLtEadeJLyR98CrembRA) traz uma entrevista com Marcius Freire, professor livre-docente do Departamento de Cinema e do programa de pós-graduação em Multimeios da Unicamp e editor da revista Doc On-Line. Ele discute noções importantes para o documentário, como "cinema direto/verdade" e "cinema vivido". O pesquisador enfatiza em seus comentários os trabalhos de Jean Rouch e Pierre Perrault, e o ato de filmar o Outro. Freire discorre ainda sobre a particularidade da produção acadêmica da área de comunicação e das humanidades diante das chamadas "áreas duras".

Autor, dentre outros trabalhos, do livro "Documentário: ética, estética e formas de representação" (2012), Marcius Freire também organizou, ao lado de Philippe Lourdou, a obra "Descrever o visível: cinema, documentário e antropologia fílmica" (2009).

Leia seus artigos publicados na Significação - Revista de cultura audiovisual:

Perrault, Rouch: derivas entre o “cinema direto/verdade” e o “cinema vivido” (2012) http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71137.
A questão do autor no cinema documentário (2005) https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90549.