A classe média e a proliferação das “globochanchadas"

Autores

  • Márcio Rodrigo Ribeiro UNESP - Instituto de Artes e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.102987

Palavras-chave:

“Globochanchadas”, comédia brasileira, chanchada, consumo simbólico, classe média

Resumo

O presente trabalho pretende discutir, traçando um breve panorama histórico, a importância das chamadas “globochanchadas”, ou longas-metragens realizados no gênero comédia no Brasil, e seus impactos no cinema brasileiro contemporâneo como filmes capazes de atrair milhões de espectadores de classe média para a sala do circuito exibidor comercial do País, hoje em sua maioria localizado em salas de cinema em shoppings centers das maiores cidades do Brasil. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Rodrigo Ribeiro, UNESP - Instituto de Artes e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
    Doutorando do Instituto de Artes da UNESP, campus São Paulo, coordenador dos cursos de graduação de Jornalismo e Rádio & TV e da pós em Cinema, Vídeo e TV do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, jornalista e crítico.

Referências

A HORA e a vez da globochanchada. São Paulo, SP, 2008. Blog do Inácio Araújo, 26 de junho de 2009, entrevista concedida a Inácio Araújo. Disponível em: http://inacio-a.blog.uol.com.br/arch2009-06-21_2009-06-27.html#2009_06-26_14_44_06-135949845-0. Acesso em: 28 de setembro de 2014.

ADORO Cinema. Disponível em < www.adorocinema.com/>. Acesso em 05 de outubro de 2014.

ATÉ que a sorte nos separe 2. Globo Filmes, Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: < http://globofilmes.globo.com/noticia-862-ate-que-a-sorte-nos-separe.htm>. Acesso em 29 de setembro de 2014.

AUGUSTO, S. Este Mundo é um Pandeiro: a chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BAHIA, L. Discursos, Políticas e Ações: processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro. São Paulo: Rumos Itaú Cultural, 2012.

BALLERINI, F. Cinema Brasileiro no Século XXI. São Paulo: Summus, 2012.

BERNARDET, J.-C. Brasil em Tempo de Cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRAGA, R. S. Distribuição cinematográfica. In. BRITZ, I.; BRAGA, R. S.; SOUZA, L. G. A. Film Business – o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

COMISSÃO para a Definição da Classe Média no Brasil. Brasília: Secretária de Assuntos Estratégicos, s/d. Disponível em: http://www.sae.gov.br/wp-content/uploads/Relat%C3%B3rio-Defini%C3%A7%C3%A3o-da-Classe-M%C3%A9dia-no-Brasil1.pdf>. Acesso em 14 de novembro de 2015.

FILMES brasileiros com mais de 500.000 mil espectadores. Disponível em < http://oca.ancine.gov.br/filmes_bilheterias.htm>. Acesso em 6 de outubro de 2014.

FREIRE, R.L. Descascando o abacaxi carnavalesco da chanchada: a invenção de um gênero cinematográfico nacional. Contracampo, Niterói, nº 23, dezembro de 2011, p. 66-85.

INFORME de Acompanhamento de Mercado 2013. Disponível em http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/Informes/2013/Informe_anual_preliminar_2013-Publicado_em_15-01-14-SAM.pdf. Acesso em 13 de abril de 2014.

NOVA classe média corresponde a 53% da população. Disponível em < http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=15558>. Acesso em 29 de setembro de 2014.

GOMES, P. E. S. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

ORTIZ, R. A Moderna Tradição Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

PESQUISA brasileira de Mídia 2014 – hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em < http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-total-de-pesquisas/relatorio-final-pesquisa-brasileira-de-midia-2014.pdf/view>. Acesso em 21 de setembro de 2014.

PRADO, G. A. A hora e a vez da globochanchada. São Paulo, SP, 2008. Blog do Inácio Araújo, 26 de junho de 2009, entrevista concedida a Inácio Araújo. Disponível em: http://inacio-a.blog.uol.com.br/arch2009-06-21_2009-06-27.html#2009_06-26_14_44_06-135949845-0. Acesso em: 28 de setembro de 2014

RAMOS. J. M. O. Cinema Brasileiro Contemporâneo (1970-1987). In. RAMOS, F. (org.). História do Cinema Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Art, 1990.

_______________. Televisão, Publicidade e Cultura de Massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

SOUZA, J. I. M. Imagens do Passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos Primórdios do Cinema. São Paulo: Senac, 2003.

Downloads

Publicado

2016-08-22

Como Citar

A classe média e a proliferação das “globochanchadas". (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(45), 309-324. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.102987