Portal da USP Portal da USP Portal da USP

A classe média e a proliferação das “globochanchadas"

Márcio Rodrigo Ribeiro

Resumo


O presente trabalho pretende discutir, traçando um breve panorama histórico, a importância das chamadas “globochanchadas”, ou longas-metragens realizados no gênero comédia no Brasil, e seus impactos no cinema brasileiro contemporâneo como filmes capazes de atrair milhões de espectadores de classe média para a sala do circuito exibidor comercial do País, hoje em sua maioria localizado em salas de cinema em shoppings centers das maiores cidades do Brasil. 


Palavras-chave


“Globochanchadas”; comédia brasileira; chanchada; consumo simbólico; classe média

Texto completo:

PDF

Referências


A HORA e a vez da globochanchada. São Paulo, SP, 2008. Blog do Inácio Araújo, 26 de junho de 2009, entrevista concedida a Inácio Araújo. Disponível em: http://inacio-a.blog.uol.com.br/arch2009-06-21_2009-06-27.html#2009_06-26_14_44_06-135949845-0. Acesso em: 28 de setembro de 2014.

ADORO Cinema. Disponível em < www.adorocinema.com/>. Acesso em 05 de outubro de 2014.

ATÉ que a sorte nos separe 2. Globo Filmes, Rio de Janeiro. 2014. Disponível em: < http://globofilmes.globo.com/noticia-862-ate-que-a-sorte-nos-separe.htm>. Acesso em 29 de setembro de 2014.

AUGUSTO, S. Este Mundo é um Pandeiro: a chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BAHIA, L. Discursos, Políticas e Ações: processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro. São Paulo: Rumos Itaú Cultural, 2012.

BALLERINI, F. Cinema Brasileiro no Século XXI. São Paulo: Summus, 2012.

BERNARDET, J.-C. Brasil em Tempo de Cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BRAGA, R. S. Distribuição cinematográfica. In. BRITZ, I.; BRAGA, R. S.; SOUZA, L. G. A. Film Business – o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

COMISSÃO para a Definição da Classe Média no Brasil. Brasília: Secretária de Assuntos Estratégicos, s/d. Disponível em: http://www.sae.gov.br/wp-content/uploads/Relat%C3%B3rio-Defini%C3%A7%C3%A3o-da-Classe-M%C3%A9dia-no-Brasil1.pdf>. Acesso em 14 de novembro de 2015.

FILMES brasileiros com mais de 500.000 mil espectadores. Disponível em < http://oca.ancine.gov.br/filmes_bilheterias.htm>. Acesso em 6 de outubro de 2014.

FREIRE, R.L. Descascando o abacaxi carnavalesco da chanchada: a invenção de um gênero cinematográfico nacional. Contracampo, Niterói, nº 23, dezembro de 2011, p. 66-85.

INFORME de Acompanhamento de Mercado 2013. Disponível em http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/Informes/2013/Informe_anual_preliminar_2013-Publicado_em_15-01-14-SAM.pdf. Acesso em 13 de abril de 2014.

NOVA classe média corresponde a 53% da população. Disponível em < http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=15558>. Acesso em 29 de setembro de 2014.

GOMES, P. E. S. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

ORTIZ, R. A Moderna Tradição Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

PESQUISA brasileira de Mídia 2014 – hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em < http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-total-de-pesquisas/relatorio-final-pesquisa-brasileira-de-midia-2014.pdf/view>. Acesso em 21 de setembro de 2014.

PRADO, G. A. A hora e a vez da globochanchada. São Paulo, SP, 2008. Blog do Inácio Araújo, 26 de junho de 2009, entrevista concedida a Inácio Araújo. Disponível em: http://inacio-a.blog.uol.com.br/arch2009-06-21_2009-06-27.html#2009_06-26_14_44_06-135949845-0. Acesso em: 28 de setembro de 2014

RAMOS. J. M. O. Cinema Brasileiro Contemporâneo (1970-1987). In. RAMOS, F. (org.). História do Cinema Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Art, 1990.

_______________. Televisão, Publicidade e Cultura de Massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

SOUZA, J. I. M. Imagens do Passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos Primórdios do Cinema. São Paulo: Senac, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.102987

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Márcio Rodrigo Ribeiro

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Significação - Revista de Cultura Audiovisual é uma publicação do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Fontes de indexação e repositórios:

Confibercom

Diadorim

DOAJ

Scholar Google

Latindex

 

Portal SEER

Qualis: B1 (Ciências Sociais Aplicadas I)

ISSN DIGITAL: 2316-7114