Figurinos, cores e enquadramentos do filme O Palhaço: aspectos plásticos na construção de um universo fechado e nostálgico

Palavras-chave: O Palhaço, figurino, enquadramento, direção de arte, cinema sul-americano.

Resumo

Neste artigo, analisaremos alguns aspectos artísticos que compõe a mise-en-scène do filme O Palhaço, sobretudo o figurino e o enquadramento dos personagens, de modo a compreender de que modo estes elementos colaboram na composição visual de uma narrativa nostálgica, que tem lugar num tempo histórico impreciso e comprimido pela paisagem montanhosa de Minas Gerais. Tendo em vista a recepção de crítica e público que o filme recebeu, é importante compreendermos a importância dos elementos plásticos na elaboração de uma bem sucedida obra sul-americana que dialoga com o cinema contemporâneo internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Soler Jorge, Departamento de História da Arte - Universidade Federal de São Paulo
Professora Adjunta do Departamento de História da Arte da Unifesp. Docente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp.

Referências

Referências bibliográficas

BORDWELL, D; Thompson, K. A arte do cinema: uma introdução. Campinas; São Paulo: Editora da UNICAMP : Editora da USP, 2013.

BURCH, N. Práxis do cinema, São Paulo: Perspectiva,1992.

COOK, P. Screening the past: memory and nostalgia in cinema. London; New York: Routledge, 2005.

FEOLE, I. Wes Anderson: Genitori, figli e altri animali, Milano: Bietti, 2014 (edição kindle).

MERTEN, L. C. “3ª via”. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 25 dez. 2011, p. 64.

METZ, C. A significação no cinema, São Paulo: Perspectiva, 1980.

MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Editora Moraes, 1970.

ORICCHIO, L. Z. “A emoção do circo”. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 11 jul. 2011, p. 7.

RODRIGUES, F. J. Do figurino cênico ao figurino de moda: a modernização do figurino nas telenovelas brasileiras (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, 2009.

SORLIN, P. Sociologie du cinema: ouverture pour l' histoire de demain. Paris: Aubier Montaigne, 1977.

Referências filmográficas

A FESTA da menina morta. Matheus Nachtergaele, Brasil, 2008.

BUDAPESTE. Walter Carvalho, Brasil, 2009.

FA yeung nin wa (Amor à flor da pele). Kar Wai Wong, Hong Kong/China, 2000.

FAR from heaven (Longe do paraíso). Todd Haynes, EUA, 2002.

FELIZ Natal. Selton Mello, Brasil, 2008.

MOONRISE Kingdom. Wes Anderson, EUA, 2012.

O PALHAÇO. Selton Mello, Brasil, 2011.

THE GRAND Budapeste Hotel (O Grande Hotel Budapeste). Wes Anderson, EUA/Alemanha/Reino Unido, 2014.

ZUZU Angel. Sérgio Rezende, Brasil, 2006.

Publicado
2016-08-22
Como Citar
Jorge, M. (2016). Figurinos, cores e enquadramentos do filme O Palhaço: aspectos plásticos na construção de um universo fechado e nostálgico. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(45), 240-257. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.103443