O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami

  • Luiz Carlos Oliveira Junior Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Cinema, Pintura, Espelhos, Representação, Metalinguagem.

Resumo

O artigo aborda a dimensão metaestética da obra de Abbas Kiarostami, analisando sequências de filmes em que o cineasta iraniano oferece uma reflexão sobre o dispositivo da representação e suas condições de possibilidade. A análise destaca o diálogo que Kiarostami estabelece com a tradição artística ocidental, como fica claro nos planos em que ele retoma padrões formais da iconografia espacial da Anunciação (tema recorrente na pintura italiana do Renascimento), bem como nas discussões centrais do filme Copie conforme (Cópia fiel, 2010), que concernem a temas como o estatuto da cópia e da mimese no sistema de valores da arte ocidental.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Oliveira Junior, Universidade de São Paulo

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.

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Publicado
2016-08-22
Como Citar
Oliveira Junior, L. (2016). O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(45), 44-63. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110188