A imagem interessante: cinema e suspensão narrativa

Autores

  • João Vitor Resende Leal Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110850

Palavras-chave:

Narrativa cinematográfica, Suspensão narrativa, Imagem cinematográfica

Resumo

Este artigo busca investigar a partir de que momento, por quais critérios e com que exatidão podemos afirmar que há “suspensão narrativa”, quais as qualidades das imagens que operam essa suspensão e quais as suas consequências na experiência do espectador. Para tanto, articularemos um panorama teórico sustentado por diversas noções – o “conceito estendido de moving-picture dance” (Carroll), a “fotogenia” (Epstein, Xavier), o “número musical” (Altman, Sutton), o “cinema de atrações” (Geaudreault, Borges), o “punctum” e o “terceiro sentido” (Barthes) e o “excesso” (Thompson) – e avançaremos que, ao rescindir com as motivações e com a lógica causal da trama, essa imagem “interessante por si própria” acaba por revelar uma “elasticidade” latente na própria narrativa cinematográfica.

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Biografia do Autor

  • João Vitor Resende Leal, Universidade de São Paulo

    Bolsista de Doutorado FAPESP (processo n. 2015/06711-1) no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP.

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Publicado

2016-08-22

Como Citar

A imagem interessante: cinema e suspensão narrativa. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(45), 289-308. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110850