Cinema, intermidialidade e métodos historiográficos: o Árido Movie em Pernambuco

Autores

  • Samuel Paiva Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.111446

Palavras-chave:

cinema e intermidialidade, método historiográfico, cinema e música em Pernambuco

Resumo

O artigo diz respeito à historiografia do cinema, procurando investigar a possibilidade de compreensão da intermidialidade como método historiográfico. Parte das proposições de Lúcia Nagib sobre “políticas da impureza”, por sua vez pautadas pela noção de “cinema impuro”, de André Bazin, cotejando-as com os “fenômenos intermidiáticos” apresentados por Irina Rajewsky e também com a “historiografia de metodologias” da intermidialidade nos filmes, tal como proposta por Ágnes Pethö. Como estudo de caso, considera a produção do cinema de Pernambuco, com maior interesse no longa metragem Baile perfumado (1996), embora referindo outras obras dos anos 1990 aos dias atuais.

 

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Biografia do Autor

  • Samuel Paiva, Universidade Federal de São Carlos
    Professor vinculado ao Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar.

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Publicado

2016-08-22

Como Citar

Cinema, intermidialidade e métodos historiográficos: o Árido Movie em Pernambuco. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(45), 64-82. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.111446