A nostalgia dos anos 1950 no cinema norte-americano dos anos 1980: os casos de De volta para o futuro e Veludo azul

Autores

  • Laura Loguercio Cánepa Universidade Anhembi Morumbi
  • Rogério Ferraraz Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.111473

Palavras-chave:

Cinema, EUA, Anos 1980, Robert Zemeckis, David Lynch.

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre duas características importantes da cultura audiovisual estadunidense na década de 1980: a centralidade das figuras masculinas adolescentes e a nostalgia dos anos 1950. Tais características serão discutidas por meio de uma aproximação comparativa entre os filmes De volta para o futuro (Robert Zemeckis, 1985) e Veludo azul (David Lynch, 1986), observando-se, entre outros aspectos, o uso que ambos fazem da figura de Sandman (o Homem da Areia) a partir de letras de canções em suas trilhas musicais. Com isso, procura-se destacar o papel central dessas obras nas carreiras de seus diretores, bem como sugerir que pode haver uma ligação mais forte entre esses dois distintos, porém influentes, filmes da década de 1980

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laura Loguercio Cánepa, Universidade Anhembi Morumbi
    Doutora em Multimeios (UNICAMP), professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.
  • Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi Morumbi
    Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Referências

ALPENDRE, S. O mal-estar na sociedade americana e sua representação no cinema (1975-1978). Dissertação de Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais. São Paulo: USP, 2014.

ARNOLD, G. The afterlife of America’s War in Vietnam: changing visions in politics and on screen. NY: McFarland & Company, 2006.

ATKINSON, M. Veludo azul. RJ: Rocco, 2002.

BAHIANA, A. M. A luz da lente: conversas com 12 cineastas contemporâneos. SP: Globo, 1996.

BLOCK, A. B; WILSON, L. A. (Eds). George Lucas's blockbusting: a decade-by-decade survey of timeless movies including untold secrets of their financial and cultural success. NY: JAK Films; Harper Collins, 2010.

BRESKIN, D. Inner Views: filmmakers in conversation. NY: Da Capo Press, 1997.

CANOVA, G. Robert Zemeckis. A cura de Gianni Canova. Veneza: Marsilio Editori, 2008.

CESAROTTO, O. No olho do Outro: “O Homem da Areia”, segundo Hoffmann, Freud e Gaiman. SP: Iluminuras, 1996.

COOK, D. A. Lost Illusions: American cinema in the shadow of Watergate and Vietnam (1970-1979). Los Angeles: University of California Press, 2005.

CORRIGAN, T. A cinema without walls: movies and culture after Vietnam. Rutgers University Press, 1991.

COUSINS, M. História do Cinema – dos clássicos mudos ao cinema moderno. SP: Martins Fontes, 2013.

DOHERTY, T. Teenagers and teenpics: the juvenilization of American movies in the 1950´s. Temple University Press, 2002.

DONALDSON, L. F. “‘There’s something very familiar about all this’: Generic play and performance in the Back to the Future trilogy”. In: NÍ FHLAINN, S. (Ed). The Worlds of Back To the Future: critical essays on the films. North Carolina: McFarland & Company, 2010, p. 73-90.

DRAZIN, C. Blue Velvet. London: Bloomsbury, 2000.

FERRARAZ, R. “Para sempre, nos sonhos: Lynch, Hoffmann, Freud e o estranho”. In: FABRIS, M; GARCIA, W; CATANI, A. M. (Org.). Estudos Socine de Cinema: Ano VI. SP: Nojosa, 2005.

FREUD, S. “O estranho”. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. V.17. RJ: Imago, 1976.

GORDON, A. “Back to the future: OEdipus as time traveler.” In: NÍ FHLAINN, S. (Ed). The Worlds of Back To the Future: critical essays on the films. North Carolina: McFarland & Company, 2010, p. 29-48.

JUSTICE, C. “Ronald Reagan and the rhetoric of travelling back to the future: Zemeckis aesthetic as revisionist history and conservative fantasy”. In: NÍ FHLAINN, S. (Ed). The Worlds of Back To the Future: critical essays on the films. North Carolina: McFarland & Company, 2010, p. 174-194.

KAGAN, N. The Cinema of Robert Zemeckis. Maryland: Taylor Trade, 2003.

KELLNER, D. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

KEMP, P. Tudo sobre cinema. RJ: Sextante, 2011.

MASCARELLO, F. “Cinema Hollywoodiano Contemporâneo”. In: _____. (Org). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2010, p. 333-360.

McCARTHY, E. “Back to the Fifties! Fixing the future”. In: NÍ FHLAINN, S. (Ed). The Worlds of Back To the Future: critical essays on the films. North Carolina: McFarland & Company, 2010, p. 112-131.

MURPHY, B. “‘You space bastard! You killed my pines!’: Back to the future, nostalgia and suburbian dreams”. In: NÍ FHLAINN, S. (Ed). The Worlds of Back To the Future: critical essays on the films. North Carolina: McFarland & Company, 2010, p. 49-60.

NÍ FHLAINN, S. (Ed). Introduction: It´s About Time. In: _____. The Worlds of Back To the Future: critical essays on the films. North Carolina: McFarland & Company, 2010, p. 01-27.

PEIXOTO, N. B; OLALQUIAGA, M. “O futuro do passado: a pós-modernidade na ficção científica”. In: Pós-modernidade. Campinas, SP: Unicamp, 1993.

PUCCI JR, R. “Cinema pós-moderno”. In: MASCARELLO, F. (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.

WOOD, R. Hollywood from Vietnam to Reagan... and Beyond. Columbia University press, 2003.

ZIZEK, S. Lacrimae rerum: ensaios sobre cinema moderno. SP: Boitempo, 2009.

Referências audiovisuais

DE volta para o futuro (Back to The Future). Robert Zemeckis. EUA. 1985. Colotido. 35mm. 116 min.

VELUDO azul (Blue Velvet). David Lynch. EUA. 1986. Colorido. 35mm. 120 min.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A nostalgia dos anos 1950 no cinema norte-americano dos anos 1980: os casos de De volta para o futuro e Veludo azul. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 157-178. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.111473