Mulheres atrás das câmeras: a presença feminina na direção de fotografia de longas-metragens ficcionais brasileiros

Autores

  • Marina Cavalcanti Tedesco Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.119978

Palavras-chave:

cinema brasileiro, longa-metragem de ficção, mulheres, direção de fotografia

Resumo

A direção de fotografia é, dentro do processo de realização fílmica, uma das funções que menos emprega mulheres em muitos lugares do mundo. Através de pesquisa iniciada em 2014, constatamos que, ao menos no longa-metragem de ficção, o cenário brasileiro não difere muito da tendência internacional, embora, como ocorre em outros países, venha se alterando lentamente. É preciso destacar, no entanto, que as dificuldades enfrentadas pelas fotógrafas não podem ser resumidas apenas ao aspecto quantitativo. Se há problemas de acesso, a permanência na profissão também é complicada. Neste texto, apresentaremos dados preliminares de nosso estudo, ainda em etapa inicial, refletindo sobre alguns de seus resultados.  

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Biografia do Autor

  • Marina Cavalcanti Tedesco, Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social
    Professora do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mulheres atrás das câmeras: a presença feminina na direção de fotografia de longas-metragens ficcionais brasileiros. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 47-68. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.119978