O corpo e a voz no cinema contemporâneo: reflexões sobre o filme Ela (Her, 2013), de Spike Jonze

Autores

  • Henrique Codato Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.120992

Palavras-chave:

cinema contemporâneo, voz, corpo, Jonze

Resumo

A partir de um diálogo entre as teorias do dispositivo cinematográfico e a psicanálise, propomos pensar as antinomias corpo/voz; visível/invisível; homem/máquina no filme Her (Ela, 2013), de Spike Jonze. Buscaremos investigar a correspondência entre corpo e voz na obra, ao problematizarmos a presença da voz e a ausência do corpo de Samantha no campo filmado. Uma nova dialética entre o visível e o invisível se estabelece em Her, fazendo com que imagem e voz funcionem sob outra economia. Interessa-nos, enfim, considerar a oposição homem/máquina no filme de Jonze, cujas fronteiras se indeterminam e se confundem, uma vez que amar deixa de ser uma capacidade exclusivamente humana.

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Biografia do Autor

  • Henrique Codato, Universidade Federal do Ceará
    Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2001); mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB, 2004), e em Literatura Comparada pela Universidade de Genebra (Unige - Suíça, 2007); doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no Instituto de Comunicação e Artes (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da fragmentação da narrativa no cinema contemporâneo.

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Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O corpo e a voz no cinema contemporâneo: reflexões sobre o filme Ela (Her, 2013), de Spike Jonze. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 106-125. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.120992