A potência de “ser” e de “ser não” como releituras do “belo gesto” entre Io sono l’Amore e Amour

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.132941

Palavras-chave:

Greimas e o “belo gesto”, convenções sociais, ruptura e potência, práticas contemporâneas, cinema e expressividades.

Resumo

O artigo versa sobre a noção do “belo gesto”, primeiramente desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e acrescida de reflexões posteriores de Jacques Fontanille. O conceito é trabalhado aqui pela transversalidade da ideia de potência e contingência, pelo pensamento de Giorgio Agamben, e articulado a dois processos empíricos manifestos na expressão cinematográfica dos filmes Io sono l’Amore e Amour. Esses exemplos são significativos para evidenciar o caráter ambivalente do denominado “belo gesto”, para inscrever nas ações humanas a possibilidade, extrema, de ruptura das convenções sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kati Eliana Caetano, Universidade Tuiuti do Paraná

    Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutorado em Semiótica e em Ciências da Linguagem (França). Líder do Grupo de Pesquisas “Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais” (Incom/CNPQ).

  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP; pós-doutorado em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente/pesquisadora do PPGCom/UTP e coordenadora da Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais” – Grudes (PPGCom/UTP).

Referências

AGAMBEN, G.; PAIXÃO, P. A. H. (Eds.). Bartleby, escrita da potência: Bartleby, ou da contingência, seguido de Bartleby, o escrivão de Herman Melville. Lisboa: Assírio e Alvim, 2008.

______. A potência do pensamento: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.DELEUZE, G.; GUATTARI, F. ¿Qué es la filosofía? 8. ed. Barcelona: Anagrama, 2009. p. 164-201. (Coleção Argumentos).

FONTANILLE, J. Formes de vie. Liège: Universitaires de Liège, 2015. (Série Sigilla).

GREIMAS, A.; FONTANILLE, J. “Le beau geste”. Recherches Sémiotiques: Semiotic Inquiry, Toronto, v. 13, n. 1-2, p. 21-35, 1993.

______. O belo gesto. In: NASCIMENTO, E. M. S. F.; ABRIATA, V. L. R. (Orgs.). Formas de vida: rotina e acontecimento. Ribeirão Preto: Coruja, 2014. p. 13-33.MELVILLE, H. Bartleby, o escrivão: uma história de Wall Street. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

NASCIMENTO, E. M. S. F.; ABRIATA, V. L. R. (Orgs.). Formas de vida: rotina e acontecimento. Ribeirão Preto: Coruja, 2014.

RICOUER, P. Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990. (Série Ordre philosophique).

Referências audiovisuais

AMOUR (Amor). Michael Haneke, França; Alemanha; Áustria, 2012.

IO SONO l’Amore (Um sonho de amor). Luca Guadagnino, Itália, 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

A potência de “ser” e de “ser não” como releituras do “belo gesto” entre Io sono l’Amore e Amour. (2017). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 44(48), 86-97. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.132941