Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.134294

Palavras-chave:

tomada e retomada, arquivos, ditadura militar.

Resumo

Neste artigo propomos analisar a origem de arquivos audiovisuais usados no documentário Retratos de identificação, de 2014, de Anita Leandro, que reconstitui a história de quatro militantes políticos durante a ditadura militar brasileira. O interesse pelo gesto da tomada, pelo olhar de quem segurou a câmera para produzir os testemunhos no exílio, nos levou ao cineasta Luiz Alberto Sanz, também militante político, preso, torturado e exilado. Fomos aos arquivos da polícia política buscar vestígios da história do cineasta para melhor compreender o que guardam essas imagens do olhar de quem as enquadra. Por fim, que novos sentidos ganham essas imagens e sons produzidos no exílio quando remontados no cinema documentário contemporâneo?

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Biografia do Autor

  • Patrícia Furtado Mendes Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Doutorado-sanduíche pela Université Sorbonne Paris III (bolsa CNPQ). Professora de Cinema na PUC-Rio.

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Referências audiovisuais

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QUANDO chegar o momento (Dora). Luiz Alberto Sanz, Suécia, 1978.

RETRATOS de identificação. Anita Leandro, Brasil, 2014.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira. (2017). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 44(48), 202-222. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.134294