Apresentação

Autores

  • Eduardo Victorio Morettin Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes http://orcid.org/0000-0002-1207-4969
  • Reinaldo Cardenuto Filho Universidade Federal Fluminense
  • Danielle Crepaldi Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.144283

Palavras-chave:

apresentação

Resumo

Apresentação da edição 49 de Significação: revista de cultura audiovisual, escrita por Danielle Carvalho, Eduardo Morettin e Reinaldo Cardenuto Filho.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Victorio Morettin, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Graduado em História (1988), mestre em Artes (1994) e doutor em Ciências da Comunicação (2001), títulos obtidos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Université Paris I (2012). Atualmente é professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP. É autor de Humberto Mauro, Cinema, História (SP, Alameda Editorial, 2012) e um dos organizadores de História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2ª ed., SP, Alameda Editorial, 2011), História e Documentário (RJ, FGV, 2012) e Visualidades Hoje (Salvador, Edufba, 2013), dentre outros projetos editoriais. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (site http://historiaeaudiovisual.weebly.com/). Em 2010 foi professor visitante da Université Paris-Est Marne-la-Vallée. É bolsista produtividade em pesquisa CNPq, nível 2.  É editor, junto com Irene Machado, do periódico Significação - Revista de Cultura Audiovisual. É membro do Conselho da Cinemateca Brasileira desde 2007. Foi membro do Conselho Deliberativo das seguintes instituições e associações científicas: Museu Paulista (2005 - 2007),  Instituto de Estudos Brasileiros (2010 - 2014), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2008 - 2010 e 2013 - 2015), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2013 - 2014), Núcleo Regional São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH/SP) (1998 - 2000 e 2004 - 2008), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) (2007 - 2011). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) no biênio 2013 - 2015 e integrou a diretoria da ANPUH/SP entre 2000 e 2004 e da ANPUH entre 2007 e 2009.
    Links: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=CPQEBDUAAAAJ&view_op=list_works&is_public_preview=1
  • Reinaldo Cardenuto Filho, Universidade Federal Fluminense
    Reinaldo Cardenuto é professor na Universidade Federal Fluminense. Foi docente na Fundação Armando Alvares Penteado (São Paulo). Graduado em jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP), possui mestrado em Comunicação (ECA-USP) e doutorado em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Foi programador de cinema no Centro Cultural São Paulo (2003-2005) e assessor do Secretário Municipal de Cultura Carlos Augusto Calil (2005-2007). Dentre suas últimas publicações, destacam-se os artigos Dramaturgia de avaliação: o teatro político dos anos 1970 (2012, revista Estudos avançados), L´écriture de l´histoire dans le cinéma de Leon Hirszman (2013, Cinéma d´amérique latine) e Mais humor, menos política: uma certa tendência no drama contemporâneo brasileiro (2016, revista Varia história). Por sua tese sobre o cinema de Leon Hirszman, recebeu três premiações: menções honrosas no Prêmio Capes de Tese (2015), no Prêmio Compós de Teses Eduardo Peñuela (2015) e no 5o Prêmio Tese Destaque USP (2016). Como documentarista, dirigiu o seu terceiro filme em 2016, Entre imagens (intervalos), agraciado com o prêmio de melhor curta-metragem no Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Foi curador da mostra Antonio Benetazzo, permanências do sensível (2016), que resgatou a obra desse artista plástico assassinado pelo regime militar brasileiro. A exposição resultou na organização de um livro homônimo, editado pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a Imprensa Oficial.
  • Danielle Crepaldi Carvalho, Universidade de São Paulo
    É Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas, com tese centrada na análise de textos cronísticos a respeito do cinema (e dispositivos ópticos afins), publicados na imprensa do Rio de Janeiro entre 1894 e 1922. Desenvolve, no momento, um projeto de Pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), acerca dos usos dos sons durante a voga do cinema dito ?silencioso?. É coorganizadora de edições anotadas de seletas de contos de escritores brasileiros do final do século XIX e princípios do XX (Editora Lazuli), da coletânea de artigos ?Cinema e História: circularidades, arquivos e experiência estética? (Sulina, 2017), centrados nas relações entre cinema e história, e é coautora da tradução ao português e análise crítica do melodrama teatral francês L?Auberge des Adrets (Penalux, 2015). Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais acerca do Cinema, do Teatro e da Literatura, seus três campos de interesse, procurando refletir sobre a sua interrelação. É editora do blog < ofilmequeviontem.blogspot.com.br >. E-mail: megchristie@gmail.com.

Referências

ALTMAN, R. Sound theory, sound practice. New York: Routledge, 1992.

BERNARDET, J.-C. Historiografia clássica do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2008 [1995].

PINACOTECA de São Paulo. A paisagem na arte: 1690-1998. Artistas britânicos na coleção da Tate. 2015. Disponível em: http://bit.do/ebDko. Acesso em: 28 mar. 2017.

MORETTIN, E. V. “Acervos cinematográficos e pesquisa histórica: questões de método”. Revista Esboços, Florianópolis, v. 21, n. 31, p. 50-67, ago. 2014. Disponível em: http://bit.do/ebDkw. Acesso em: 12 mar. 2018.

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Apresentação. (2018). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(49), 12-18. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.144283