Paulo Emílio e a formação dos estudos históricos de cinema na Europa

  • Rafael Morato Zanatto Universidade Estadual Paulista"Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Paulo Emílio, crítica de cinema, história do cinema

Resumo

Neste artigo, pretendemos demonstrar como Paulo Emílio Sales Gomes participou da formação dos estudos históricos de cinema na Europa ao realizar a pesquisa sobre Jean Vigo, na qual delineia algumas reflexões sobre a recepção crítica e histórica dos filmes do cineasta a partir de fontes de pesquisa como livros, jornais e revistas de cinema, a fim de compreender dissensos e continuidades entre as críticas tecidas no calor da hora, as lembranças daqueles que haviam sido contemporâneos e a crítica histórica que então se intensificava nas décadas de 1940 e 1950 na Europa. Ao comentar a bibliografia produzida no período, Paulo Emílio irá aperfeiçoar uma estratégia de ação voltada à formação dos estudos históricos de cinema no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Morato Zanatto, Universidade Estadual Paulista"Júlio de Mesquita Filho"

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Referências

ALBERA, F. “1945: trois ‘intrigues’ de Georges Sadoul”. Cinémas: revue d´études cinématographiques/Cinémas: Journal of Film Studies, Québec, v. 21, n. 2-3, p. 49-85, 2011.

BARDÈCHE, M.; BRASILLACH, R. Histoire du Cinéma. Paris: André Martel, 1948.

BAZIN, A. “Presença de Jean Vigo”. In: GOMES, P. E. S. Jean Vigo. São Paulo: Cosac Naify; Edições Sesc São Paulo, 2009. p. 385-387.

BOLL, A. Le cinema et son histoire. Paris: Sequana, 1941.

CURTIS, M. Power and prejudice in the Vichy France regime. New York: Arcade Publishing, 2002.

DUCA, L. Histoire du Cinéma. Paris: Presses Universitaires de France, 1942.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE DES ARCHIVES DU FILM. Résumé des principaux points abordés au cours du Congrès Fiaf, 6., 27 oct. -5 nov. 1952, Amsterdam. Minutes... Paris: Fiaf, 1952.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE DES ARCHIVES DU FILM. Congrès Fiaf, 10., 9-15 sep. 1956, Dubrovnik. Minutes… Paris: Fiaf, 1956.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE DES ARCHIVES DU FILM. Congrès de la Recherche Historique B.I.R.H.C, 1., 31 oct.-7 nov. 1957, Paris. Minutes… Paris: Fiaf, 1957.

FRANK, N. Cinema dell’Arte. Paris: Éditions André Bonne, 1951.

GOMES, P. E. S. “L´oeuvre de Vigo et la critique historique”. Positif, Paris, n. 7, p. 67-76, mai. 1953.

GOMES, P. E. S. Grandes momentos do cinema. São Paulo: Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1954.

GOMES, P. E. S. “A importância da História do Cinema?”. In: CONFERÊNCIA MINISTRADA PARA O CINECLUBE DO CENTRO DOM VITAL, 1958. São Paulo: Cinemateca Brasileira; Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, PE/PI 0052.

GOMES, P. E. S. “Humanismo e erotismo”. Cinemateca Brasileira; Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1958, PE/PI 0050.

GOMES, P. E. S. “Pesquisa histórica”. In: GOMES, P. E. S. Crítica de Cinema no Suplemento Literário – vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Embrafilme, 1982a. p. 27-30.

GOMES, P. E. S. “Renoir e a frente popular”. In: GOMES, P. E. S. Crítica de Cinema no Suplemento Literário – vol. 1. Rio de Janeiro: Paz E Terra; Embrafilme, 1982b. p. 330-333.

GOMES, P. E. S. “Um congresso de história”. In: GOMES, P. E. S. Crítica de Cinema no Suplemento Literário – vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Embrafilme, 1982c. p. 242-244.

JEANNE, R.; FORD, C. Histoire encyclopédique du cinéma – vol. 1. Paris: Robert Laffont, 1947.

MALUSÁ, V. Católicos e cinema na capital paulista: o cine-clube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema São Luís (1958-1972). Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

MENDES, A. “Escrever imagem”. In: GOMES, P. E. S. Jean Vigo. São Paulo: Cosac Naify; Edições Sesc São Paulo, 2009. p. 428-430.

MORETTIN, E.; XAVIER, I. “La critique cinématographique au Brésil et la question du sousdéveloppement économique: Du cinéma muet aux années 1970”. 1985: Révue d´Histoire du Cinéma, Paris, n. 77, p. 8-31, 2015.

SADOUL, G. L´invention du Cinéma: 1832-1897. Paris: Les Éditions Denoël, 1945.

SADOUL, G. Histoire Général du Cinéma. II – Les Pionniers du Cinéma, 1897-1909 (de Méliès à Pathé). Paris: Les Éditions Denoël, 1947.

SADOUL, G. Histoire de l’art du cinéma: des origines a nos jours. Paris: Flammarion, 1949.

SADOUL, G. Le cinéma pendant la Guerre (1939-1945): histoire générale du cinéma. Paris: Éditions Denoël, 1954.

SOUZA, J. I. M. Paulo Emílio no paraíso. São Paulo: Record, 2002.

VINCENT, C. Histoire de I’art cinematographique. Brussels: Trident, 1939.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
Zanatto, R. (2019). Paulo Emílio e a formação dos estudos históricos de cinema na Europa. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(52). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147896