Nota a propósito de Pantallas transnacionales

  • Arthur Autran Franco de Sá Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: História do cinema, Cinema clássico, América Latina

Resumo

Esta resenha aborda o livro Pantallas transnacionales – El cine argentino y mexicano del período clásico, organizado pelas pesquisadoras argentinas Ana Laura Lusnich, Alicia Aisemberg e Andrea Cuarterolo. O livro tem como foco os diversos tipos de relações cinematográficas entre Argentina e México entre as décadas de 1930 e 1950, com base em marcos teóricos ligados ao conceito de transnacional. A resenha destaca as principais características do livro e aponta algumas questões de interesse para o leitor brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Autran Franco de Sá, Universidade Federal de São Carlos

Professor da Universidade Federal de São Carlos. Autor de Alex Viany: crítico e historiador (2003) e de O pensamento industrial cinematográfico brasileiro (2013). Pesquisador Produtividade em Pesquisa CNPq.

Referências

GALVÃO, M. R. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
LUSNICH, A. L.; AISEMBERG, A.; CUARTEROLO, A. (Org.). Pantallas transnacionales: el cine argentino y mexicano del período clásico. Cidade do México: Cineteca Nacional; Buenos Aires: Imago Mundi, 2017.
PARANAGUÁ, P. A. Le cinéma en Amérique Latine: le miroir éclaté. Paris: L’Harmattan, 2000.
Publicado
2019-01-31
Como Citar
Sá, A. A. F. de. (2019). Nota a propósito de Pantallas transnacionales. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(51). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.149653