Um artista da fome, o consumo e a guerrilha publicitária

  • João Anzanello Carrascoza Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Palavras-chave: Consumo, Guerrilha publicitária, Literatura, Retórica, Videorrelato

Resumo

A guerrilha publicitária é um conjunto de estratégias e táticas de comunicação a serviço da publicidade de marcas locais e globais. Entre elas, destaca-se o street marketing, a emboscada, a brand installation, o happening, a action painting. Com a expansão da www, e visando ampliar seu impacto junto a um público maior, as ações desse tipo passaram a ser filmadas e espalhadas pela internet em forma de videorrelato. Objetivamos investigar aspectos da produção e do consumo do discurso das marcas em ações contemporâneas de guerrilha publicitária, a partir do conto Um artista da fome, de Franz Kafka. Para isso, trabalharemos com conceitos da teoria literária e da retórica publicitária.

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Biografia do Autor

João Anzanello Carrascoza, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Autor de obras sobre criação e redação em propaganda como A evolução do texto publicitário, Redação publicitária, Razão e sensibilidade no texto publicitário e Do caos à criação publicitária, entre outras.

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Publicado
2020-07-09
Como Citar
Carrascoza, J. A. (2020). Um artista da fome, o consumo e a guerrilha publicitária. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(54), 271-286. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.155478