A história surda dos estudos de rádio e os desafios da investigação sobre as significações do ouvir

Autores

  • Madalena Oliveira Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59951

Palavras-chave:

Investigação, rádio, internet, estética sonora.

Resumo

Com mais de 90 anos, a rádio tem sido um meio negligenciado pelos estudos dos média. No contexto dos média tradicionais, é não só um meio “invisual” mas também o meio menos “visível” da produção científica em comunicação. Neste artigo, reflete-se sobre a produção de conhecimento nessa área e sobre os desafios do estudo de uma cultura do ouvir em tempos dominados pelo olhar. O ponto de vista dessa abordagem funda-se na autorreflexividade científica e numa análise sociossemiótica do meio rádio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Madalena Oliveira, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
    Professora auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutorada em ciências da comunicação desde 2007. Diretora adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Secretária-geral da Sopcom (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação). Vicechair da secção de Rádio da Ecrea (European Communication Research and Education Association)

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

A história surda dos estudos de rádio e os desafios da investigação sobre as significações do ouvir. (2013). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 40(39), 71-87. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59951