Os lugares do fotográfico em fotofilmes espanhóis contemporâneos

Autores

  • Fernando de Tacca Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59954

Palavras-chave:

Cinema espanhol, fotografia, fotofilme.

Resumo

O artigo analisa três filmes recentes de produção e diretores espanhóis nos quais o fotográfico ganha relevância e movimento no que é considerado como uma nova categoria ou mesmo como cinema experimental: fotofilmes (fotocine ou photocine). Os filmes analisados são: Unas fotos en la ciudad de Sylvia (Luis Guerin, 2007, 67’); El pabellón Alemán (Juan Millares, 2009, 14’); e El Baobab de piedra (Marco Potyomkin, 2010, 86’).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando de Tacca, Unicamp
    Professor livre-docente na Universidade Estadual de Campinas. Contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (Funarte, 1984/2010) e com a Bolsa Vitae de Artes 2002. Em 2006, recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico e ganhou o Prêmio Pierre Verger de Ensaio Fotográfico (Associação Brasileira de Antropologia). Durante 2011 esteve na Espanha, com bolsa de pesquisa no exterior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Atualmente é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Criador e editor da revista Studium desde 2000: www.studium.iar.unicamp.br. 

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Os lugares do fotográfico em fotofilmes espanhóis contemporâneos. (2013). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 40(39), 140-166. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59954