Design da comunicação por imagens: da perspectivização à desestabilização do olhar

Autores

  • Neide Jallageas Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59957

Palavras-chave:

Espaço-tempo, fotografia, cronofotografia, Fotodinamismo, cinema.

Resumo

O espaço e o tempo na arte são pensados a partir da transformação de hábitos perceptivos frente ao mundo visível, através das experimentações com imagens sequenciais e propostas radicais das Vanguardas, que, no início dos 1900, buscaram romper com os limites do espaço, através da inclusão do tempo em suas obras, na fronteira entre fotografia e cinema, explorando e intervindo em máquinas perspécticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Neide Jallageas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
    Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Russo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com estágio no Museu de Cinema Russo (Moscou) e com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Doutora em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em estética e comunicação do audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente (licenciada) no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Design da comunicação por imagens: da perspectivização à desestabilização do olhar. (2013). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 40(39), 203-230. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59957