Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Horizonte negativo da arte na era da saturação estética

Eugênio Trivinho

Resumo


Inspirado no arco teórico que vai da Escola de Frankfurt ao pós-estruturalismo francês e ao pós-modernismo teórico, o presente ensaio discute a condição da arte no contexto social-histórico de excesso de produção tecnoestética, a partir da segunda metade do século XX. Na esteira (contra) metodológica de radicalização de todas as hipóteses de trabalho, como política de reflexão teórica voltada para a otimização da epistème, a argumentação traça os principais momentos da trajetória social-histórica da arte. Nesse quadro, a tendência da argumentação, no que toca à empiria estética, descarta tanto o apoio melancólico a formas, esquemas e contextos artísticos do passado, quanto sobretudo o apoio político-ufanista a formas, esquemas e contextos artísticos que reforçam o fetichismo estético integral, socialmente instituído; e, no que toca à teoria, evita tanto o essencialismo da estética moderna de Theodor Adorno, quanto o niilismo irônico do pós-modernismo de Jean Baudrillard acerca do destino da arte.


Palavras-chave


Arte; Capital; Vida cotidiana; Estética da mercadoria; Estética da cultura tecnológica/fetichismo estético integral; Valor estético; Media; Redes comunicacionais; Significantes; Excesso; Auto-referencialidade; Atelia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2001.65539

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2001 Eugênio Trivinho

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Significação - Revista de Cultura Audiovisual é uma publicação do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

CFP Número 51 (primeiro semestre de 2019) História, cinema e televisão: dimensões históricas do audiovisual, organizado por
Eduardo Morettin (USP) e Mônica Almeida Kornis. Data limite de submissão dos trabalhos: 29/06/2018.

Fontes de indexação e repositórios:

Confibercom

Diadorim

DOAJ

Latindex

 

LatinRev

 

Portal SEER

Scholar Google

Qualis: Comunicação e Informação - B1

            Artes - B1

            Interdisciplinar - B1

            História - B2

ISSN DIGITAL: 2316-7114