A figuração pós-moderna: Marta Brum, de Anjos da Noite

Autores

  • Renato Pucci Jr. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2002.65547

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, Pós-modernismo, Camp, Esteticismo, Fake, Jogo.

Resumo

Através da análise da personagem Marta Brum, de Anjos da Noite (Wilson Barros, 1987), expõem-se características do que pode ser denominado "cinema pós-moderno". Conceitos de Baudrillard e Lyotard são examinados a fim de esclarecer o que seria o pós-modernismo cinematográfico: uma estética que problematiza a referencialidade e que se pauta pela idéias de performance e jogo. O filme analisado seria um exemplar dentre vários que, desde meados dos anos oitenta, seguiram a mesma estética no cinema nacional.

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Publicado

2002-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A figuração pós-moderna: Marta Brum, de Anjos da Noite. (2002). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 29(17), 95-114. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2002.65547