Publicidade e mito

Autores

  • Malena Segura Contrera Universidade Presbiteriana Mackenzie / Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2002.65558

Palavras-chave:

Mito, publicidade, comunicação, cultura.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a presença de recursos míticos na produção e no fazer publicitário de nossa sociedade. Aponta relações entre comunicação e cultura, situando a produção publicitária no universo dessas relações e apontando para o uso que a publicidade realiza de conteúdos míticos e de práticas de ritualização para evocar padrões de indentificação com o consumidor. Ressalta a distinção existente entre dois usos distintos para a palavra "mito", mostrando as diferenças básicas de sentido, natureza e intenção de cada uma dessas acepções. Sugere ainda a necessidade de uma maior seriedade no tratamento dado até então à questão de que as práticas publicitárias atuais ignoram, ou preferem ignorar, a dimensão ética no uso que fazem desses recursos míticos e rituais.

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Publicado

2002-11-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Publicidade e mito. (2002). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 29(18), 59-87. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2002.65558