Exposolidária 2002: a construção de sentido na public

Autores

  • Daniele Pereira da Silva Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2002.65564

Palavras-chave:

Comunicação, publicidade, semiótica, social.

Resumo

Este ensaio faz a análise da construção de sentido em um anúncio publicitário, empregando a semiótica como instrumento para o estudo da linguagem persuasiva utilizada na publicidade. Para tanto, recorreu-se à divisão entre o plano da expressão e o plano do conteúdo, este abordado em três níveis: fundamental, narrativo e discursivo. Assim, comprovou-se o uso do jogo manipulatório, o qual evidencia o contrato estabelecido entre emissor e receptor acentuando a competência do destinador, em fazer-fazer e também a competência do destinatário em dever-fazer - levando-o à ação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2002-11-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Exposolidária 2002: a construção de sentido na public. (2002). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 29(18), 183-194. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2002.65564