Une épistémologie de la peinture depuis l'humanocentrisme de la Renaissance jusqu'à l'univers post-humain actuel

Autores

  • Marie Carani Université Laval

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65586

Palavras-chave:

História da Arte, Semiótica visual, Pintura visual e pós-visual.

Resumo

Com o propósito de evidenciar a epistemologia da pintura ocidental, que vem sendo praticada desde a emergência da perspectiva albertiniana aos nossos dias, a Autora apresenta um amplo painel de história da arte, considerando as transformações da sensibilidade artística e humana. Inicialmente, detém-se nas metáforas visuais e espaciais do distante, do próximo e do plano, termos que balizam as noções de representação e presentação, que se desenvolvem do Renascimento ao Modernismo tardio. Em seguida, examina o Pós-modernismo, por vias das noções pós-visuais de hibridismo, de simulação, de mestiçagem, de interdisciplinaridade. E conclui, com as manifestações artísticas atuais, que entrelaçam novas tecnologias da informação e comunicação de massa (TV, Vídeo, Cinema), além de confrontarem questões como reprodução humana e pós-humana.

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Publicado

2004-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Une épistémologie de la peinture depuis l’humanocentrisme de la Renaissance jusqu’à l’univers post-humain actuel. (2004). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 31(21), 121-168. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65586