A encenação da violência: um exemplo no filme Cidade de Deus

Autores

  • Kati Eliana Caetano Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65591

Palavras-chave:

Cultura da mídia, Enunciação, Tensividade discursiva, Violência, Linguagem fílmica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é examinar certos dispositivos e efeitos de presentificação dos sentidos sobre o destinatário na organização do discurso. Trata-se da análise de uma cena do filme brasileiro Cidade de Deus, considerada exemplar para a discussão teórica aqui proposta porque deflagradora de isotopias da violência cotidiana nas favelas brasileiras e, ao mesmo tempo, responsável pelas alterações do fluxo de atenção do espectador. Esse momento é visto como representativo, na medida em que metaforiza, do ponto de vista temático, o devir dos sujeitos desse microuniverso social e, da perspectiva da tensividade do texto, prenuncia acelerações virtuais no ritmo da narrativa filmica e na percepção do ouvinte, convertido em observador sensível dos acontecimentos.

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Publicado

2004-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A encenação da violência: um exemplo no filme Cidade de Deus. (2004). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 31(22), 9-22. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65591