Ônibus 174: a intertextualidade entre cinema e televisão

Autores

  • Sandra Nodari Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65600

Palavras-chave:

Televisão, Documentário, Intertextualidade, Polifonia, Dialogismo.

Resumo

O documentário é um gênero que pode ser desenvolvido para a televisão ou para o cinema e, freqüentemente, é confundido com reportagem de telejornalismo. Existe uma linguagem própria a cada mídia ou a estética é a mesma nos dois casos? A presença da televisão no cinema e do cinema na televisão pode ser entendida como uma forma de intertextualidade. Este trabalho pretende analisar a presença do telejomalismo no documentário Ônibus 174, de José Padilha. O filme é adaptado de um acontecimento transmitido ao vivo pela televisão brasileira. Boa parte da captação das imagens e diálogos não foi dirigida para o cinema, mas para as emissoras de televisão. No entanto, a montagem do filme revela que é possível fugir ao formato pré-determinado e dialógico da TV em busca de um texto polifônico que incite a análise, a interpretação e a discussão.

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Publicado

2004-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ônibus 174: a intertextualidade entre cinema e televisão. (2004). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 31(22), 165-177. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65600