Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna

Autores

  • Lisandro Nogueira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677

Palavras-chave:

Jornalismo, cinema, telejomalismo, melodrama, tragédia.

Resumo

O cinema clássico e o telejornalismo possuem formas de narrar aproximáveis. Eles são semelhantes na busca da "objetividade" e na ênfase ao melodrama e ao espetáculo como eixo de identificação do espectador. Doces Poderes (1996), de Lucia Murat, se situa nessa chave. Um céu de estrelas (1996), da cineasta Tata Amaral, se distancia do melodrama, se aproxima de um sentido de tragédia e critica os procedimentos objetivos do telejornalismo. A análise dos filmes possibilita averiguar como o cinema brasileiro representa o telejornalismo e avalia as proximidades e diferenças entre os dois campos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna. (2008). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 35(30), 121-134. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677