A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119Palavras-chave:
Figurino, Produtos midiáticos, Filme histórico.Resumo
Neste trabalho buscamos identificar o traje dos personagens do filme Caramuru, a invenção do Brasil (2000), de Guel Arraes, e demonstrar que o figurino histórico é, várias vezes, colocado de modo remissivo e sem qualquer ordem para outros espaços e tempos distantes do período tratado. Observamos a expressão visual de um Brasil cujo dado histórico é desconstruído. Algumas possibilidades teórico-metodológicas são apontadas como contribuição ao estudo do figurino de produtos midiáticos.Downloads
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Publicado
2010-12-22
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2010 Solange Wajnman
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Como Citar
A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes. (2010). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 37(34), 155-171. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119