A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes

Autores

  • Solange Wajnman Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119

Palavras-chave:

Figurino, Produtos midiáticos, Filme histórico.

Resumo

Neste trabalho buscamos identificar o traje dos personagens do filme Caramuru, a invenção do Brasil (2000), de Guel Arraes, e demonstrar que o figurino histórico é, várias vezes, colocado de modo remissivo e sem qualquer ordem para outros espaços e tempos distantes do período tratado. Observamos a expressão visual de um Brasil cujo dado histórico é desconstruído. Algumas possibilidades teórico-metodológicas são apontadas como contribuição ao estudo do figurino de produtos midiáticos.

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Biografia do Autor

  • Solange Wajnman, Universidade Paulista
    Universidade Paulista

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Publicado

2010-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A remissão histórica do figurino e a construção da idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes. (2010). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 37(34), 155-171. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2010.68119