Fotografia de fotopublicidade na ambientação urbana de São Paulo

Autores

  • Ana Claudia de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68165

Palavras-chave:

Fotografia, Hélvio Romero, Fotopublicidade, Ambientação urbana, Narrativa crítica do consumo.

Resumo

Esse artigo analisa fotografias de Hélvio Romero que retratam fotos publicitárias nas ruas da maior cidade da América do Sul, São Paulo. Partindo da constatação de que os outdoors agem sobre uma população citadina muito diversificada, indagamos quais são os processos de organização desse tipo de fotografia, ao ser instalada na cidade, apropriando-se de sua arquitetura e de seu traçado viário. No âmbito da publicidade ambiental, a fotografia torna-se produtora de cenas que são transfiguradas em lugares de específicos investimentos semânticos de valorização dos atributos físicos das figuras do enunciado, que são empregadas para destacar a narrativa da sexualidade, aí concebida como narrativa basilar do consumo.

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Biografia do Autor

  • Ana Claudia de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica.

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Publicado

2011-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fotografia de fotopublicidade na ambientação urbana de São Paulo. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 131-151. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68165