Da pose fotográfica à passagem cinematográfica: fundamentos da imagem fotossensível

Autores

  • Cristian Borges Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68166

Palavras-chave:

Pose, Passagem, Movimento, Fotografia, Cinema.

Resumo

Em suas reflexões sobre a fotografia, Roland Barthes define a “pose” como sendo o fundamento da imagem fotográfica, apenas indicando sua distinção em relação ao cinema. Desenvolvendo esse raciocínio e relacionando-o a outros autores e obras, chegamos à passagem como fundamento da imagem cinematográfica: um fluxo de poses desfazendo-se e refazendo-se, não se colocando mais em questão um “isso foi”, mas um “isso passou”. Porém, ao aprofundarmos essa noção, fatalmente esbarramos em questões ligadas à representação do movimento na pintura e na fotografia. Assim, a fim de compreendermos algumas de suas singularidades, acompanharemos uma breve evolução dessa representação — do movimento simulado (pela pintura) ao restituído (pelo cinema), passando pelo condensado (na fotografia) ou decomposto (na cronofotografia).

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Publicado

2011-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da pose fotográfica à passagem cinematográfica: fundamentos da imagem fotossensível. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(35), 153-167. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.68166