Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário

Autores

  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935

Palavras-chave:

Comunicação e consumo, Mediação, Trabalho, Linguagem publicitária, Estratégias de publicização

Resumo

Este artigo tem como enfoque a análise das transformações do processo publicitário, influenciado pelo cenário atual, em que se combinam novas tecnicidades, socialidades, ritualidades e institucionalidades — configuradas em pontos de encontro entre consumidores, produtores, mercadorias e fluxos de comunicação. A estrutura de nossa reflexão tem como base o mapa das mediações proposto por Martín-Barbero: partimos da discussão sobre as matrizes culturais da publicidade para chegar às questões dos contratos comunicacionais atualizados pelas formas contemporâneas da comunicação vinculada ao consumo. Esse percurso teórico objetiva delimitar os focos de interesse dos estudos da publicização — conceito que abrange as mutações das estratégias que envolvem a comunicação persuasiva de corporações, marcas e mercadorias.

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Biografia do Autor

  • Vander Casaqui, Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.

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Publicado

2011-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(36), 131-151. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935