O caipira e o travesti. O programa gestual de um ator-autor: Matheus Nachtergaele

Autores

  • Pedro Maciel Guimarães USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71332

Palavras-chave:

Atores de cinema, ator-autor, estética do cinema.

Resumo

As performances dos atores de cinema e suas relações com os diretores são objetos constantes de reflexões sociológicas e históricas, mas elas ainda carecem de teorias capazes de dar conta da importância estética em torno da encarnação de um personagem dentro de um filme. A teoria do ator-autor, proposta por Patrick McGilligan, analisa o ator como objeto estético, como forma fílmica, na mesma medida de outros componentes da mise-en-scène (luz, enquadramentos, montagem). São atores-autores aqueles intérpretes capazes de estabelecer um sistema de interpretação, uma “obra”, e influenciar a concepção de um personagem, de um plano, de uma sequência ou de um filme inteiro. Matheus Nachtergaele é um ator-autor, e seu estatuto é representativo da evolução histórica do paradigma de atores brasileiros.

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Biografia do Autor

  • Pedro Maciel Guimarães, USP
    Pós-doutorando no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e bolsista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

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Publicado

2012-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O caipira e o travesti. O programa gestual de um ator-autor: Matheus Nachtergaele. (2012). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(37), 110-125. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71332