Potências animadas do traço: fixidez e animação da caricatura no humor gráfico

Autores

  • Benjamim Picado UFF
  • Jessica Neri UFF

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71339

Palavras-chave:

Caricatura, comicidade, humor gráfico.

Resumo

Este artigo pretende examinar certos aspectos das relações entre o desenho e a representação de ações, a partir de um exame sobre tirinhas diárias. Estamos especialmente preocupados com a complementaridade entre os traços estilísticos da caricatura e a questão da compreensão sobre a animação potencial de sua apresentação plástica. Trabalhada a partir do sentido de mudança e de expressividade de seus motivos, a representação fisionômica na caricatura cumpre funções preparatórias para os regimes de significação narrativa na arte sequencial. Numa tal perspectiva, a morfologia dos caracteres do humor gráfico seria mais bem explanada se sua graça cômica fosse considerada como parte do problema geral de um estilo “lacunar” ou “expressivo” da caricatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Benjamim Picado, UFF
    Doutor em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.
  • Jessica Neri, UFF
    Graduada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF.

Downloads

Publicado

2012-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Potências animadas do traço: fixidez e animação da caricatura no humor gráfico. (2012). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 39(37), 147-166. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71339