Estudos Culturais aplicados a pesquisas em mídias audiovisuais: o circuito da cultura como instrumental analítico

  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Luiza Coiro Moraes Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle
Palavras-chave: Estudos Culturais, Circuito da cultura, Mídias audiovisuais

Resumo

O artigo propõe o circuito da cultura de Paul Du Gay et al. (1997) como instrumento analítico de mídias audiovisuais. Apelando a pesquisas orientadas por seus autores como exemplos, o artigo promove uma reflexão sobre os eixos que compõem esse circuito — representação, identidade, produção, consumo e regulação. Conclui, então, que para atender às processualidades analíticas das mídias audiovisuais contemporâneas, é preciso articular algumas instâncias a esses eixos, e apresenta a sua proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavi Ferreira Lisboa Filho, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Universidade Federal de Santa Maria
Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa Estudos culturais e audiovisualidades.
Ana Luiza Coiro Moraes, Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle
Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle, Doutora em Comunicação Social e Pós-Doutora em Comunicação e Cultura, Pesquisadora do GP Estudos Culturais e Audiovisualidades

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

ANG, I. Watching Dallas, soap opera and the melodramatic imagination. London/New York: Routledge, 1985.

BRITTOS, V. C. Comunicação e cultura: o processo de recepção. Biblioteca on line de Ciências da Comunicação – BOCC. Covilhã (Portugal), 1999. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/brittos-valerio-Comunicacao-cultura.pdf. Acesso em 21.out.2013.

BROWN, M. E. Soap opera and women’s talk. London: Sage Publications, 1994.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999 [1995].

DONINI, A. A contribuição das mediações expostas por Martín-Barbero aos estudos de recepção e experiência na aplicação dos conceitos. In XVI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação (XVI CELACOM). Bauru (SP), 8 a 10 ago.2012. Disponível em http://www2.faac.unesp.br/celacom/anais/Trabalhos%20Completos/GT3%20-%20Leitura%20das%20Ideias%20Comunicacionais/40.Adriana%20Donini_A%20contribuicao%20das%20mediacoes.pdf. Acesso em 10.fev.2014.

DU GAY, P. et al. Doing Cultural Studies: The Story of the Sony Walkman. Londres: Sage, 1997.

ESCOSTEGUY, A. C. D. Quando a recepção já não alcança: os sentidos circulam entre a produção e a recepção. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, E-compós, Brasília, v.12, n.1, jan./abr. 2009. Disponível em http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/348/318. Acesso em 10.out.2013.

_______________. Circuitos de cultura/circuitos de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e da recepção. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, vol. 4, nº. 11, p. 115-135, nov. 2007.

GIROUX, H. A. Praticando estudos culturais nas faculdades de educação. In: SILVA, Tomaz T. da (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

HALL, St. Codificação/Decodificação. In HALL, Stuart; SOVIK, Liv (org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: UNESCO, 2003 [1980]. p.387-404.

___________. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005 [1992].

___________. The formation of a diasporic intellectual: an interview with Stuart Hall by Kuan-Hsing Chen. In MORLEY, David e CHEN, Kuan-Hsing (orgs.) Stuart Hall: Critical dialogues in Cultural Studies. London/New York: Routledge, 1996. p. 484-503

___________. The centrality of culture: notes on the cultural revolutions of our time. In THOMPSON, Kenneth (org.). Media and Cultural Regulation. London: Sage, 1997a. p. 207-238. (Tradução brasileira: A centralidade da cultural: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo, in Revista Educação e Realidade, 22 (2), Porto Alegre, p. 15-46, jul./dez.1997.)

___________. Representation. Cultural Representations and Signifyng Practises. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage/Open University, 1997b.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1997 [1997].

NATANSOHN, G. L. O que há e o que falta nos estudos sobre recepção e leitura na web? Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – E-Compós, vol. 10, 2007. Disponível em http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/191/192 Acesso em 20.out.2013.

SCHLEDER, V. N.; COIRO MORAES, A. L. Publicidade na internet: o jogo das identidades da Natura. Revista Fronteiras - estudos midiáticos, vol. 14 nº 3, São Leopoldo, setembro/dezembro 2012 .

WILLIAMS, R. Marxismo e Cultura. In WILLIAMS, R. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011 [1982]. p. 291-309.

___________. Televisión: tecnología y forma cultural. Buenos Aires: Paidós, 2011 [1974].

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T.T. et al. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Publicado
2014-12-04
Como Citar
Lisboa Filho, F., & Moraes, A. (2014). Estudos Culturais aplicados a pesquisas em mídias audiovisuais: o circuito da cultura como instrumental analítico. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 41(42), 67-86. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2014.85103
Seção
Artigos