Teatro-cinema ou cinema-teatro

Autores

  • Samuel Paiva Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90517

Palavras-chave:

Cinema, Theater, Intertextuality

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre alguns aspectos da obra de Fassbinder a partir do ensaio “Teatro e Cinema” de André Bazin, capítulo do clássico Qu ’est-ce que le Cinémci? 1 A idéia para a relação entre os dois autores ocorreu, por um lado, porque o crítico francês, além de analisar como se dá a influência do teatro sobre o cinema, e do cinema sobre o teatro, no momento em que escreveu seu ensaio, em 1951, teve uma importância fundamental para a revolução cinematográfica ocorrida a partir da década seguinte, com a explosão dos cinemas novos no mundo - que tiveram nos críticos dos Cahiers du Cinéma, fundados por Bazin, uma referência incontestável: a Nouvelle Vague. Por outro lado, Fassbinder foi um dos diretores de cinema que mais fez filmes a partir de peças de teatro.

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Biografia do Autor

  • Samuel Paiva, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes
    Pós-graduando em imagem e som na Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo

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Publicado

1996-09-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Teatro-cinema ou cinema-teatro. (1996). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 11-12, 164-176. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.1996.90517