A Dona Flor da Forum: publicidade, desejo e consumo

Autores

  • Sandra Fischer Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2005.90551

Palavras-chave:

Publicidade, Consumo, Desejo, Roupa marca Forum, Dona Flor e seus dois maridos

Resumo

A coleção Verão 2004 da marca brasileira de roupas Forum teve como tema Dona Flor e seus dois maridos, obra literária de Jorge Amado. A campanha publicitária explorou o tema que inspirou a coleção. Este trabalho pretende realçar aspectos do segmento veiculado no jornal Folha de S. Paulo, com vistas a analisar os efeitos de sentido que ali se alojam - enfatizando a vertente daqueles que dizem respeito a questões afetas à motivação do desejo e à dimensão da instância situada entre a utopia e o gozo, entre o estágio do anseio e o fase da realização do desejo. O instalar e o satisfazer desejos nos parecem ter relevância para o campo dos estudos sobre publicidade e consumo. Nessa perspectiva, a brecha que se aninha entre o que se almeja e o que se consegue - entre aquilo que o anunciante faz desejar e aquilo que o consumidor finalmente obtém - pode vir a ser reveladora.

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Publicado

2005-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Dona Flor da Forum: publicidade, desejo e consumo. (2005). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 32(24), 61-79. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2005.90551