O de lá e o de cá: apontamentos para uma categorização do conteúdo das emissoras comerciais brasileiras com base na influência do rádio dos Estados Unidos

Autores

  • Luiz Artur Ferraretto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59950

Palavras-chave:

Rádio comercial, Brasil, Estados Unidos, conteúdo, categorização.

Resumo

Proposta de categorização do conteúdo radiofônico, considerando quatro níveis de planejamento: (1) o do segmento, (2) o do formato, (3) o da programação e (4) o do conteúdo em si, este último normalmente organizado na forma de programas. Tem por objetivo aproximar o que é praticado nas emissoras comerciais do Brasil dos processos adotados no rádio dos Estados Unidos, mercado tido como referencial para o empresariado nacional, e contrastá-los. Para tanto, parte de uma revisão bibliográfica a respeito, considerando obras de autores como Fornatale e Mills (1980), Warren (2005), Keith (2010) e Hausman, Messere, O’Donnell e Benoit (2010); e verbetes relacionados ao tema da The Museum of Broadcast Communications encyclopedia of radio, editada por Sterling(2004).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Artur Ferraretto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutor em comunicação e informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mesma instituição onde atua como professor no curso de comunicação social – jornalismo. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (2007-2010). Autor dos livros Rádio: o veículo, a história e a técnica, Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40) e Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

O de lá e o de cá: apontamentos para uma categorização do conteúdo das emissoras comerciais brasileiras com base na influência do rádio dos Estados Unidos. (2013). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 40(39), 44-70. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.59950