Figurinos, cores e enquadramentos do filme O Palhaço: aspectos plásticos na construção de um universo fechado e nostálgico

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.103443

Palavras-chave:

O Palhaço, figurino, enquadramento, direção de arte, cinema sul-americano.

Resumo

Neste artigo, analisaremos alguns aspectos artísticos que compõe a mise-en-scène do filme O Palhaço, sobretudo o figurino e o enquadramento dos personagens, de modo a compreender de que modo estes elementos colaboram na composição visual de uma narrativa nostálgica, que tem lugar num tempo histórico impreciso e comprimido pela paisagem montanhosa de Minas Gerais. Tendo em vista a recepção de crítica e público que o filme recebeu, é importante compreendermos a importância dos elementos plásticos na elaboração de uma bem sucedida obra sul-americana que dialoga com o cinema contemporâneo internacional.

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Biografia do Autor

  • Marina Soler Jorge, Departamento de História da Arte - Universidade Federal de São Paulo
    Professora Adjunta do Departamento de História da Arte da Unifesp. Docente do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Unifesp.

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Publicado

2016-08-22

Como Citar

Figurinos, cores e enquadramentos do filme O Palhaço: aspectos plásticos na construção de um universo fechado e nostálgico. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(45), 240-257. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.103443