A hora dos fornos e o cinema político italiano por volta de 1968

Autores

  • Mariano Mestman Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.145159

Palavras-chave:

Mostra do Novo Cinema de Pesaro, 1968, A hora dos fornos, Terceiro Cinema, cinema político

Resumo

A IV Mostra del Nuovo Cinema di Pesaro (Itália) foi um evento-chave no qual confluiu o cinema político latino-americano. Em junho de 1968, entre os festivais de Cannes (maio) e Veneza (agosto-setembro) – sacudidos pelas revoltas do 1968 –, Pesaro também viveu dias agitados, convulsionados. Foi aí que A hora dos fornos (1966-1968), de Solanas e Getino, teve sua estreia internacional. Este artigo reconstrói os eventos de Pesaro a partir de documentos internos da Mostra, além de escritos e testemunhos de seus principais protagonistas italianos: Lino Micciché, Goffredo Fofi, Valentino Orsini, entre outros. Ao mesmo tempo, o texto revisita os vínculos prévios de Solanas e Getino com o cinema político italiano, bem como a inserção de A hora dos fornos no circuito do cinema militante daquele país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

APRÀ, A. “Valentino Orsini: I dannati della terra”. Cinema e Film, Roma, n.7-8, 1969, p. 58-69.

ARGENTIERI, M. “Un grande disegno reformatori” (Conversa com Antonio Medici). In: Archivio Audiovisivo del Movimento Operaio e Democratico di Roma, Annali 4. Il Pci e il cinema tra cultura e propaganda. Annali 4, AAMOD, Roma, 2001.

ARISTARCO, G. “Mirarse en un espejo o verse por dentro: Entrevista con Guido Aristarco”. Cine al día, Caracas, n. 6, 1968.

ARLORIO, P., FOFI, G., TORRI, G., VOLPI, G. “Fernando Solanas: il cinema come fucile” (Entrevista com Fernando Solanas). Ombre Rosse, Roma, v. 3, n. 7, 1969, p. 3-23.

BIRRI, F. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2008.

BRUNETTA, G. P., Storia del cinema italiano: dal miracolo economico agli anni novanta. Roma: Editori Riuniti, 1998.

CENTRO DOCUMENTAZIONE CINEMA E LOTTA DI CLASSE. Carta do Centro Documentação. Roma, 9 fev. 1971. Arquivo Vico Codella.

CODELLA, V. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.

COLLEONI, F. “Fanon, Violence and Rebellion in Italian Cinema”, Interventions, 17:3, 2014, p. 329-342. DOI: 10.1080/1369801X.2014.992455

CORBUCCI, G. “L’ora dei forni e la autocontestazione”. Cinema Nuovo, Roma, n. 194, 1968.

“DICHIARIAZIONE del cinema latinoamericano a Pesaro”. In: Pesaro 68, p.84 (documento mimeografado depositado no Arquivo da Mostra de Pesaro).

ESPINOSA, J. G. “Pesaro y la nueva izquierda”. Cine cubano, Havana, n. 49-51, 1968.

FERRERO, A. “L’ora dei forni e il nostro terzo mondo”. Cinema Nuovo, Roma, n. 202, 1969.

FILIPPI, A. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Buenos Aires, 2017.

______. Il mito del Che. Torino: Einaudi, 2007.

______. “L’ora dei forni: appunti su una metodologia di cinema rivoluzionario nel Terzo Mondo”. Cinema 60, Roma, n. 69, 1968.

FOFI, G. Il cinema italiano, servi e padroni. Milano: Feltrinelli, 1971.

______. “Solanas e il cinema didattico: molti Vietnam”. Ombre Rosse, Roma, n. 5, 1968.

______. Capire con il cinema. Milano: Feltrinelli, 1977.

______. Dieci anni difficili. Firenze: La casa Usher, 1985.

______. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.

______. Il ’68 senza Lenin. Roma: Edizioni e/o, 1998.

______. Le nozze coi fichi secchi. Napoli: L´ancora, 1999.

GUEVARA, A. ¿Y si fuera una huella? Epistolario. Madrid: Ed. del autor, 2008.

LARA, F. “Pesaro, un festival violento y confuso, día tras día”; Nuestro Cine, Madri, n. 74, p. 29-37, jun. 1968.

MESTMAN, M. “A última imagem sacra da revolução latino-americana”; Revista ECO-Pós, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2; 2014. [2006]

______. “From Italian Neorealism to New Latin American Cinema. Ruptures and continuities during the 1960s.”. In: GIOVACCHINI, S.; SKLAR, R. Global Neorealism 1930-1970. The Transnational History of a Film Style. Jackson: University Press of Mississippi, 2011. p. 163-177.

MICCICHÉ, L. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.

______. “Solanas: un cineasta militante”. Cinema 60, Roma, n. 73-74, 1970.

ORSINI, V. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 27 set. 2000.

ROSSELLINI, R. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.

SOLANAS, F. Resposta de Fernando Solanas ao Questionário da Mostra de Pesaro 68. Roma, documento mimeografado, 1968.

SPILA, P. “Politicità del cinema e politicizzazione”. Cinema e Film, Roma, n. 5-6, verão 1968, p. 41-52.

TISO, C et al. “Esperienze e ribellione a livello filmico. Tavola rotonda su film d´informazione e film poetico/politici”. Filmcritica, Roma, n. 222, p. 84-104, 1972, p.84-104.

TORRI, B. Entrevista concedida a Mariano Mestman. Roma, 2000.

VERBITSKY, H. “Valentino Orsini y su fe en el hombre” (Entrevista com Valentino Orsini), Cine 64, Buenos Aires, v. 1, n. 7, 1964, p. 3-4.

VOLPI, G.; ROSSI, A.; CHESSA, J. (Org.). Barricate di carta. Milano; Udine: Mimesis Cinema, 2013.

VVAA, “Declarazione del cinema latino-americano a Pesaro”. In: Pesaro 68. Documenti, p. 84.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

A hora dos fornos e o cinema político italiano por volta de 1968. (2018). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(50), 297-317. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.145159