Highlighting process

documents and presence in audiovisual performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148819

Palavras-chave:

ao vivo, presença, documentação, tecnologia, processo

Resumo

Em resposta ao conceito de um projeto artístico, a tecnologia tem um duplo papel: esconde o artista atrás do computador e amplia as possibilidades ao representá-lo. Este artigo examina os temas da presença e do processo na performance audiovisual ao vivo do ponto de vista do artistainvestigador. Ao desenvolver investigação sustentada na minha prática, vou experimentando possibilidades relacionadas com a presença, processo e documentação. Ao compreender a performance audiovisual como uma prática processual, as possibilidades para a sua documentação estendem-se além dos vídeos promocionais e a sua disseminação através das redes sociais para incluir outros documentos, outras formas de  chegar a audiências interessadas. Compreendem-se diferentes formas de experienciar a performance; a fruição de um evento ou documento pode incluir o estudo da performance centrado na forma como esta é construida e como se apresenta. Para além disso, as plataformas digitais têm um papel fundamental nestas práticas, o de coletar e arquivar os documentos associados com os artistas-performers e torná-los acessíveis de forma a responder a uma multitude de pontos de vista.

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Biografia do Autor

  • Ana Carvalho, ISMAI (Instituto Universitário da Maia)

    Ana Carvalho compõe, faz performance com vídeo e escreve sobre assuntos relacionados com a performance audiovisual ao vivo. Doutora em Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). O título da sua tese é A materialidade do efémero: a identidade nas artes performativas audiovisuais, documentação e construção de memória. Pesquisadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e do Centro de Investigação em Tecnologias e Estudos Intermédia (CITEI) e coordenadora do projeto de investigação Ephemeral Expanded. Atualmente exerce funções de docência no Instituto Universitário da Maia (ISMAI).

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Publicado

2019-07-02

Como Citar

Highlighting process: documents and presence in audiovisual performance. (2019). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(52). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.148819