Cinema e Política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro

Autores

  • Lisandro Nogueira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2007.65644

Palavras-chave:

Cinema, Jornalismo, Marketing.

Resumo

O cinema brasileiro dos anos noventa busca diagnosticar as rápidas mudanças ocorridas no campo da comunicação nesse período. O filme Doces Poderes, de Lúcia Murat, mostra como o jornalismo brasileiro, quando submetido ao marketing político e à publicidade, perde seu papel de fonte primária de informação e abre espaço para a "notícia enquanto produto". Ainda que o filme aparentemente vise lançar um olhar crítico sobre a situação do jornalismo dos anos noventa, a linguagem cinemática e a estrutura narrativa nele usadas solapam seu intento, revelando assim as fragilidades e limitações do cinema brasileiro de viés político.

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Publicado

2007-06-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cinema e Política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro. (2007). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 34(27), 45-72. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2007.65644