Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910

Autores

  • Alice Dubina Truz USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70909

Palavras-chave:

História do cinema brasileiro, Cinejornal, Exibição cinematográfica

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa histórica sobre as atividades e as produções de Emílio Guimarães em Porto Alegre, em 1911 e 1912, como cinegrafista do cinejornal Recreio Ideal-Jornal, financiado pelo cinema homônimo, e repórter fotográfico da revista ilustrada Kodak. O objetivo é contribuir para uma maior compreensão dos processos e das práticas de produção visual e, em particular, cinematográficas, na década de 1910, evidenciando algumas das relações que interligaram a imprensa, a fotografia e o cinema no Brasil da República Velha.

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Biografia do Autor

  • Alice Dubina Truz, USP
    Doutora em história e pós-doutoranda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

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Publicado

2011-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Emílio Guimarães: as múltiplas identidades de um produtor de imagens no Brasil dos anos de 1910. (2011). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(36), 55-85. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70909