O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami

Autores

  • Luiz Carlos Oliveira Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110188

Palavras-chave:

Cinema, Pintura, Espelhos, Representação, Metalinguagem.

Resumo

O artigo aborda a dimensão metaestética da obra de Abbas Kiarostami, analisando sequências de filmes em que o cineasta iraniano oferece uma reflexão sobre o dispositivo da representação e suas condições de possibilidade. A análise destaca o diálogo que Kiarostami estabelece com a tradição artística ocidental, como fica claro nos planos em que ele retoma padrões formais da iconografia espacial da Anunciação (tema recorrente na pintura italiana do Renascimento), bem como nas discussões centrais do filme Copie conforme (Cópia fiel, 2010), que concernem a temas como o estatuto da cópia e da mimese no sistema de valores da arte ocidental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Carlos Oliveira Junior, Universidade de São Paulo

    Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.

Referências

ARASSE, D. Le Détail. Pour une histoire rapprochée de la peinture. Paris: Flammarion, 1996.

______________. Le Sujet dans le tableau. Paris: Flammarion, 2006.

______________. L’Annonciation Italienne. Une histoire de perspective. Paris: Hazan, 2010.

ARNHEIM, R. Intuição e intelecto na arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

AUMONT, J. O olho interminável. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

BANN, S. “A diferença cinema/pintura”. In: COSTA, J. B. da; SCHEFER, J. L. Cinema e pintura. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 2005, pp. 145-155.

BELTING, H. A verdadeira imagem. Porto: Dafne, 2011.

_____________. “A janela e o muxarabi: uma história do olhar entre Oriente e Ocidente”. In: ALLOA, E. (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, pp. 115-135.

BERGALA, A. “L’os et le pare-brise”. Cahiers du Cinéma, n. 541, dezembro 1999, pp. 34-36.

______________. Abbas Kiarostami. Paris: Cahiers du Cinéma, 2004.

BOEHM, G. “Aquilo que se mostra. Sobre a diferença icônica”. In: ALLOA, E. (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, pp. 23-53.

BORDWELL, D. On the History of Film Style. Cambridge, Massachusetts e Londres: Harvard University Press, 1997.

_________________. Poetics of cinema. Nova York: Routledge, 2008.

BREDEKAMP, H. Théorie de l’acte d’image. Paris: Éditions La Découverte, 2015.

CHARBONNIER, L. Cadre et regard. Généalogie d’un dispositif. Paris: L’Harmattan, 2007.

GIAVARINI, L. “Visite à Van Eyck”. Cahiers du Cinéma, n. 493, julho/agosto 1995, pp. 90-91.

ISHAGHPOUR, Y. Kiarostami: II. Dans et hors les murs. Paris: Circé, 2012.

KIAROSTAMI, A. et al. Abbas Kiarostami. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

LACAN, J. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

MARIN, L. De la représentation. Paris: Gallimard/Le Seuil, 1994.

MINAZZOLI, A. La première ombre. Réflexion sur le miroir et la pensée. Paris: Les Éditions de Minuit, 1990.

MITCHELL, W. J. T. Picture theory. Essays on verbal and visual representation. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.

__________________. “O que as imagens realmente querem?”. In: ALLOA, E. (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, pp 165-189.

PANOFSKY, E. Perspective as Symbolic Form. Nova York: Zone Books, 1991.

RENARD, C. “Miroirs non spéculaires dans les films d’Abbas Kiarostami”. Cinergon, n. 19-20, 2010, pp. 265-275.

ROTH, L. “Abbas Kiarostami, le dompteur de regard”. Cahiers du Cinéma, n. 493, julho/agosto 1995, pp. 68-73.

SABOURAUD, F. Abbas Kiarostami. Le cinéma revisité. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2010.

STOICHITA, V. I. L’instauration du tableau. Métapeinture à l’aube des temps modernes. Genebra: Droz, 1999.

TESSON, C. “Où est la maison de mon mari?”. Cahiers du Cinéma, n. 488, fevereiro 1995, pp. 47-52.

______________. “Le secret magnifique”. Cahiers du Cinéma, n. 541, dezembro 1999, pp. 27-29.

VANCHERI, L. Film, Forme, Théorie. Paris: L’Harmattan, 2002.

Downloads

Publicado

2016-08-22

Como Citar

O olho da imagem: reflexões metaestéticas no cinema de Abbas Kiarostami. (2016). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(45), 44-63. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.110188