Mortu nega (1988): cinema e história na luta de independência e o pós-colonial “daqueles a quem a morte foi negada”

Autores

  • Jusciele Conceição Almeida de Oliveira Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.125903

Palavras-chave:

Cinema e história, Guiné-Bissau e Portugal, Cineasta Flora Gomes, Mortu nega.

Resumo

As relações entre Portugal e o território que corresponde à atual Guiné-Bissau datam do século XV. Com a chegada de Diogo Gomes na costa africana, as relações territoriais, políticas e culturais se intensificaram. Entre 1884 e 1885, após a Conferência de Berlim, foram delimitadas as fronteiras físicas do continente africano. Em janeiro de 1963, deflagrou-se a luta da Guiné pela independência contra o colonialismo português, que só será reconhecida oficialmente por Portugal depois do 25 de abril de 1974. Nesse sentido, a história de Portugal e da Guiné-Bissau se cruza, razão pela qual é feito neste texto um levantamento sobre as relações entre cinema e história, por meio das questões presentes no filme Mortu nega (1988), do cineasta bissau-guineense Flora Gomes. Salienta-se que este texto faz parte do primeiro capítulo da tese de doutorado, que está na fase de escrita, sobre a autoria na obra do cineasta.

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Biografia do Autor

  • Jusciele Conceição Almeida de Oliveira, Universidade do Algarve

    Doutoranda pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve (CIAC-Ualg). Bolsista do Programa Doutorado Pleno no Exterior da Capes, proc. nº 0654/14-0.

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Refência filmográfica

MORTU nega. Flora Gomes, Guiné-Bissau, 1988.

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

Mortu nega (1988): cinema e história na luta de independência e o pós-colonial “daqueles a quem a morte foi negada”. (2017). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 44(47), 71-89. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.125903