Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor

Autores

  • Luíza Beatriz Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Diana Maron City University of New York

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518

Palavras-chave:

Atuação, Cinema silencioso, Ópera, Teatro

Resumo

Neste artigo, consideramos o aspecto da atuação no cinema silencioso de estrelas da ópera com o objetivo de trazer questionamentos sobre uma possível influência das experiências desses artistas em sua atuação operística no sentido de um maior naturalismo. Colocando a atuação nos palcos dentro de uma esfera mais ampla, estudamos o “pictorialismo” (as poses), comum no teatro não musicado do final do século XIX e adotado também na ópera. Para nossas reflexões, usamos um caso com boa documentação de exibição cinematográfica, o da estrela do Metropolitan Opera House, a soprano Geraldine Farrar, como Carmen, no filme homônimo de 1915 de Cecil B. DeMille.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luíza Beatriz Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ.

  • Diana Maron, City University of New York

    Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutoranda na City University of New York (CUNY).

Referências

ALTMAN, R. “Early film themes: Roxy, Adorno, and the problem of cultural capital”. In: GOLDMARK, D.; KRAMER, L.; LEPPERT, R. (org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007. p. 205-224.

ANDERSON, G. B. “Geraldine Farrar and Cecil B. DeMille: the effect of opera on film and film on opera in 1915”. In: PERRIAM, C.; DAVIES, A. (ed.). Carmen: from silent film to MTV. Amsterdam: Editions Rodopi B.V., 2005. p. 23-35.

AUMONT, J. O cinema e a encenação. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.

BRANSTETTER, L. Angels and Artic Monkeys: a study of pop-opera crossover. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade de Cincinnati, Cincinnati, 2006.

BREWSTER, B.; JACOBS, L. Theatre to cinema: stage pictorialism and the early feature film. New York: Oxford University Press, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3i7Faw0. Acesso em: 26 jun. 2020.

CHION, M. La musique au cinéma. 2. ed. rev. e aum. Paris: Fayard, 2019.

COSTA, F. C. “Primeiro Cinema”. In: MASCARELLO, F. (org.). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006. p. 17-52.

ESSE, M. “The silent diva: Farrar’s Carmen”. In: HENSON, K. Technology and the diva: sopranos, opera, and media from romanticism to the digital age. New York: Cambridge University Press, 2016. p. 89-103.

FARRAR, G. “The Story of my Life”. Photoplay, Chicago, 1919. Disponível em: https://bit.ly/3i5nsZQ. Acesso em: 7 nov. 2019.

FRYER, P. The opera singer and the silent film. Jefferson: Mc Farland, 2005.

FRYER, P.; USOVA, O. Lina Cavalieri: the life of opera’s greatest beauty, 1874-1944. Jefferson: Mc Farland, 2004.

GUNNING, T. The cinema of attraction[s]: early film, its spectator and the avantgarde. In: STRAUVEN, W. (ed.). The cinema of attractions reloaded. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006. p. 381-388.

HENSON, K. Opera acts: singers and performance in the late nineteenth century. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

HICKS, A. Singer and actor: acting technique and the operatic performer. Milwaukee: Amadeus Press, 2011.

IRINA, M. The spell of live performance: HD opera and liveness today. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) – Carleton University Ottawa, Ottawa, 2016.

JELGERHUIS, J. Theoretische lessen over de gesticulatie en mimiek, gegeven aan de kweekelingen van het fonds ter opleiding en onderrigting van tooneelkunstenaars aan den Stads Schouwburgte Amsterdam. Amsterdam: P. Meijer Warnars, 1827. Disponível em: https://bit.ly/38gLI73. Acesso em: 30 jun. 2020.

JOE, J. Opera as soundtrack. Surrey: Ashgate, 2013.

LALEU, A. “Dans le monde de l’opéra, le physique prime désormais sur la voix” Slate.fr, Paris, 22 fev. 2018, 9:41. Disponível em: https://bit.ly/3eCzDeH. Acesso em: 15 nov. 2019.

LEVINE, L. Highbrow/Lowbrow: the emergence of cultural hierarchy in America. Cambridge: Harvard University Press, 1990.

MARON, D. Para além da ópera: Tito Schipa e sua presença no Brasil no início do século XX. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

NASH, E. Geraldine Farrar: opera’s charismatic innovator. 2. ed. Jefferson: McFarland, 2012.

PAULIN, S. “Richard Wagner and the fantasy of cinematic unity: the idea of Gesamtkunstwerk in the History and Theory of Film Music”. In: BUHLER, James; FLINN, C.; NEUMEYER, D. Music and Cinema. Middletown: Wesleyan University Press, 2000. p. 58-84.

PEARSON, R. Eloquent gestures: the transformation of performance style in the Griffith Biograph films. Berkeley: University of California Press, 1992.

PEREIRA, C. E. A música no cinema silencioso no Brasil. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 2014.

RINDOM, D. “Celluloid diva: staging Leoncavallo’s Zazà in the cinematic age”. Journal of the Royal Musical Association, Cambridge, n. 144, v. 2, p. 287-321, 2019.

SCHROEDER, D. Cinema’s illusions, opera’s allure: the operatic impulse in film. New York: Continuum International Publishing Group Inc., 2002.

SIDDONS, H. Practical illustrations of rhetorical gesture and action. London: Sherwood, Neely and Jones, 1822.

TAMBLING, J. “Film aspiring to the condition of opera”. In: TAMBLING, J. Opera, ideology and film. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 1987. p. 41-67.

Publicado

2020-07-08

Como Citar

Da ópera para o cinema, do cinema para a ópera: a arte do ator-cantor. (2020). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 47(54), 83-101. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.164518