Mediação e diálogo na telenovela Liberdade, Liberdade

Autores

  • Nara Lya Cabral Scabin Universidade de São Paulo (USP), Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.143435

Palavras-chave:

telenovela, mediação, discurso, adaptação, reconhecimento

Resumo

Este artigo analisa aspectos da construção narrativa da telenovela Liberdade, Liberdade, exibida no Brasil pela Rede Globo entre abril e agosto de 2016, buscando compreender quais as faces discursivas e textuais que são mobilizadas na construção da trama. Entendendo o gênero como matriz cultural, procuraremos mostrar que a discussão em torno da temática da liberdade a partir do estabelecimento de conexões com discursos circulantes contemporâneos é marca fundamental dos traços dialógicos e da aproximação com o cotidiano assumidos pela telenovela em foco.

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Biografia do Autor

  • Nara Lya Cabral Scabin, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

    Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Docente do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Integrante do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas.

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Publicado

2018-07-04

Como Citar

Mediação e diálogo na telenovela Liberdade, Liberdade. (2018). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 45(50), 259-277. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.143435