O vídeo independente brasileiro

crítica política na Olhar Eletrônico

Autores

  • Regilene Sarzi Ribeiro Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147428

Palavras-chave:

video independente, arte do vídeo, televisão no Brasil, Olhar Eletrônico, Ernesto Varela

Resumo

Trata-se de um estudo historiográfico sobre a videoarte no Brasil a partir de aspectos estéticos e conceituais do vídeo independente. O estudo buscou promover um diálogo com obras audiovisuais, integrantes de ações políticas, que marcaram a postura crítica e de engajamento na década de 1980 e sua inserção na televisão comercial visando à produção do conhecimento histórico a respeito do audiovisual em suas interfaces com outros campos das artes do vídeo. A produtora Olhar Eletrônico é objeto de estudo deste artigo. O corpus analisado é composto de um dos seus quadros experimentais: Ernesto Varela, produzido em 1984 e cujas ironia e empatia são traços de sua reflexão e crítica política.

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Biografia do Autor

  • Regilene Sarzi Ribeiro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

    Possui pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp-SP). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora Professora Assistente do Departamento de Artes e Representação Gráfica e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Unesp-Bauru).

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

O vídeo independente brasileiro: crítica política na Olhar Eletrônico. (2019). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(52). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147428