O testemunho do inimigo

o confronto na elaboração do passado em Rithy Panh

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147848

Palavras-chave:

documentário, testemunho, estética, arquivo, memória

Resumo

O artigo analisa o filme Duch, le maître des forges de l’enfer (Duch, o mestre das forjas do inferno, 2012), de Rithy Panh, a partir das considerações sobre o estabelecimento de uma relação com o inimigo formuladas por Comolli em 2008. Dentro das narrativas das catástrofes, em que é preciso dar conta de um passado traumático, o testemunho e o uso de arquivos na produção de espaços de memória são feitos, em sua maioria, sob o ponto de vista das vítimas. O filme traz outra perspectiva ao trabalhar contra o esquecimento por meio da palavra do ditador. Cabe à obra confrontar como Kaing Guek Eav tenta tomar a palavra, usando para isso situações na mise-en-scène e de associações na montagem.

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Biografia do Autor

  • Tomyo Costa Ito, Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG) na linha de pesquisa Pragmáticas da Imagem

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

O testemunho do inimigo: o confronto na elaboração do passado em Rithy Panh. (2019). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(51). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147848