Paulo Emílio e a formação dos estudos históricos de cinema na Europa

Autores

  • Rafael Morato Zanatto Universidade Estadual Paulista"Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147896

Palavras-chave:

Paulo Emílio, crítica de cinema, história do cinema

Resumo

Neste artigo, pretendemos demonstrar como Paulo Emílio Sales Gomes participou da formação dos estudos históricos de cinema na Europa ao realizar a pesquisa sobre Jean Vigo, na qual delineia algumas reflexões sobre a recepção crítica e histórica dos filmes do cineasta a partir de fontes de pesquisa como livros, jornais e revistas de cinema, a fim de compreender dissensos e continuidades entre as críticas tecidas no calor da hora, as lembranças daqueles que haviam sido contemporâneos e a crítica histórica que então se intensificava nas décadas de 1940 e 1950 na Europa. Ao comentar a bibliografia produzida no período, Paulo Emílio irá aperfeiçoar uma estratégia de ação voltada à formação dos estudos históricos de cinema no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Morato Zanatto, Universidade Estadual Paulista"Júlio de Mesquita Filho"

    Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Referências

ALBERA, F. “1945: trois ‘intrigues’ de Georges Sadoul”. Cinémas: revue d´études cinématographiques/Cinémas: Journal of Film Studies, Québec, v. 21, n. 2-3, p. 49-85, 2011.

BARDÈCHE, M.; BRASILLACH, R. Histoire du Cinéma. Paris: André Martel, 1948.

BAZIN, A. “Presença de Jean Vigo”. In: GOMES, P. E. S. Jean Vigo. São Paulo: Cosac Naify; Edições Sesc São Paulo, 2009. p. 385-387.

BOLL, A. Le cinema et son histoire. Paris: Sequana, 1941.

CURTIS, M. Power and prejudice in the Vichy France regime. New York: Arcade Publishing, 2002.

DUCA, L. Histoire du Cinéma. Paris: Presses Universitaires de France, 1942.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE DES ARCHIVES DU FILM. Résumé des principaux points abordés au cours du Congrès Fiaf, 6., 27 oct. -5 nov. 1952, Amsterdam. Minutes... Paris: Fiaf, 1952.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE DES ARCHIVES DU FILM. Congrès Fiaf, 10., 9-15 sep. 1956, Dubrovnik. Minutes… Paris: Fiaf, 1956.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE DES ARCHIVES DU FILM. Congrès de la Recherche Historique B.I.R.H.C, 1., 31 oct.-7 nov. 1957, Paris. Minutes… Paris: Fiaf, 1957.

FRANK, N. Cinema dell’Arte. Paris: Éditions André Bonne, 1951.

GOMES, P. E. S. “L´oeuvre de Vigo et la critique historique”. Positif, Paris, n. 7, p. 67-76, mai. 1953.

GOMES, P. E. S. Grandes momentos do cinema. São Paulo: Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1954.

GOMES, P. E. S. “A importância da História do Cinema?”. In: CONFERÊNCIA MINISTRADA PARA O CINECLUBE DO CENTRO DOM VITAL, 1958. São Paulo: Cinemateca Brasileira; Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, PE/PI 0052.

GOMES, P. E. S. “Humanismo e erotismo”. Cinemateca Brasileira; Coleção Paulo Emílio Sales Gomes, 1958, PE/PI 0050.

GOMES, P. E. S. “Pesquisa histórica”. In: GOMES, P. E. S. Crítica de Cinema no Suplemento Literário – vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Embrafilme, 1982a. p. 27-30.

GOMES, P. E. S. “Renoir e a frente popular”. In: GOMES, P. E. S. Crítica de Cinema no Suplemento Literário – vol. 1. Rio de Janeiro: Paz E Terra; Embrafilme, 1982b. p. 330-333.

GOMES, P. E. S. “Um congresso de história”. In: GOMES, P. E. S. Crítica de Cinema no Suplemento Literário – vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Embrafilme, 1982c. p. 242-244.

JEANNE, R.; FORD, C. Histoire encyclopédique du cinéma – vol. 1. Paris: Robert Laffont, 1947.

MALUSÁ, V. Católicos e cinema na capital paulista: o cine-clube do Centro Dom Vital e a Escola Superior de Cinema São Luís (1958-1972). Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

MENDES, A. “Escrever imagem”. In: GOMES, P. E. S. Jean Vigo. São Paulo: Cosac Naify; Edições Sesc São Paulo, 2009. p. 428-430.

MORETTIN, E.; XAVIER, I. “La critique cinématographique au Brésil et la question du sousdéveloppement économique: Du cinéma muet aux années 1970”. 1985: Révue d´Histoire du Cinéma, Paris, n. 77, p. 8-31, 2015.

SADOUL, G. L´invention du Cinéma: 1832-1897. Paris: Les Éditions Denoël, 1945.

SADOUL, G. Histoire Général du Cinéma. II – Les Pionniers du Cinéma, 1897-1909 (de Méliès à Pathé). Paris: Les Éditions Denoël, 1947.

SADOUL, G. Histoire de l’art du cinéma: des origines a nos jours. Paris: Flammarion, 1949.

SADOUL, G. Le cinéma pendant la Guerre (1939-1945): histoire générale du cinéma. Paris: Éditions Denoël, 1954.

SOUZA, J. I. M. Paulo Emílio no paraíso. São Paulo: Record, 2002.

VINCENT, C. Histoire de I’art cinematographique. Brussels: Trident, 1939.

Publicado

2019-07-01

Como Citar

Paulo Emílio e a formação dos estudos históricos de cinema na Europa. (2019). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 46(52). https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147896